Uma subcomissão especial foi instalada, nesta quarta-feira (21), pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, para analisar formas de financiamento de mídia alternativa. A proposta para a criação do grupo foi da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que foi nomeada relatora da subcomissão. Segundo ela, “esse processo é fundamental para a democratização dos meios de comunicação e toda a sociedade deve estar envolvida nesse debate”, afirmou a deputada.
Agência Câmara
Deputada Luciana Santos
Segundo a deputada, a ideia é analisar propostas para o financiamento de diversas formas de comunicação, desde blogs até rádios comunitárias.
Para a deputada, é preciso estimular a sociedade civil organizada a construir espaços de informação, com a divulgação de conteúdo mais próximo de suas realidades. “É necessário entender melhor este fenômeno (produção de conteúdo em mídias alternativas) e quais as alternativas de financiamento possíveis para difundir e qualificar essas produções.”
Já existe uma proposta em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que determina 10% da verba de publicidade oficial da União, de estados e municípios a jornais alternativos, de bairros ou regionais. O texto define como alternativo o jornal preponderantemente dirigido a bairros, regiões ou segmentos específicos da sociedade, com tiragem mínima de cinco mil exemplares ou reconhecimento local.
De Brasília
Com informação da Ass. Dep. Luciana Santos
Agência Câmara
Deputada Luciana Santos
Segundo a deputada, a ideia é analisar propostas para o financiamento de diversas formas de comunicação, desde blogs até rádios comunitárias.
Para a deputada, é preciso estimular a sociedade civil organizada a construir espaços de informação, com a divulgação de conteúdo mais próximo de suas realidades. “É necessário entender melhor este fenômeno (produção de conteúdo em mídias alternativas) e quais as alternativas de financiamento possíveis para difundir e qualificar essas produções.”
Já existe uma proposta em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que determina 10% da verba de publicidade oficial da União, de estados e municípios a jornais alternativos, de bairros ou regionais. O texto define como alternativo o jornal preponderantemente dirigido a bairros, regiões ou segmentos específicos da sociedade, com tiragem mínima de cinco mil exemplares ou reconhecimento local.
De Brasília
Com informação da Ass. Dep. Luciana Santos
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