quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MILITÂNCIA QUE VOTOU EM DINCA BRANDINO CONTINUA SENDO ACUSADA INJUSTAMENTE DE NÃO GOSTAR DA CULTURA POPULAR.

A matéria que foi repercutida do Jornal O Globo do Rio de Janeiro pelo Blog Tabira Hoje, na qual o Prefeito eleito Sebastião Dias acusa a militância que apoiou Dinca Brandino de planejar quebrar violas em frente a sua casa, caso ganhasse as eleições em cuja matéria ele afirma — Não sei se o prefeito esteve diretamente envolvido nisso. Mas sua militância, com certeza. É uma calúnia generalizada que atinge toda a militância que acompanhou Dinca nos comícios e votaram nele.  
Porque essa acusação é infeliz e por ser genérica é também falsa?  
Primeiro - porque entre as 7.066 pessoas que votaram em Dinca Brandino, têm muitos poetas e militantes amantes da cultura popular que jamais fariam tal afronta contra a cultura de um povo;
Segundo - Todos os comícios de Dinca Brandino foram animados ao som da viola e do repente, o que prova que não há nenhum preconceito do atual prefeito Dinca Brandino contra a cultura popular nordestina. Parece que o poeta eleito prefeito esqueceu que ele mesmo fez versos no passado apoiando o prefeito Dinca cantando o famoso mote: O que é que ele falta fazer mais se o que ele fez até hoje ninguém faz?     

Terceiro – Durante o mandato do prefeito Dinca a cultura popular teve diversos apoios tais como: Publicação do Cordel Ecológico, (nos quais os principais poetas de Tabira participaram), Projeto Cultura na Feira Livre, apoio a Missa do Poeta, Cordel da História da Biblioteca Pública de Tabira, publicação da Revista Coisas de Tabira, Festival de Repentistas do Poeta Edivando Nogueira, apresentação de artistas populares nos palcos das grandes festas, apoio aos eventos Belas Tardes de viola, apresentação do Reisado do Brejinho, entre muitos outros eventos e apoios à cultura popular.

Diante do exposto fica claro que a militância de Dinca Brandino está sendo prejudicada com a repercussão dessa injusta e genérica acusação. Todos os poetas e amantes da poesia que votaram em Dinca e Joel, como eu, devem repudiar essa matéria infeliz. 

Vele repercutir da referida matéria essas afirmações da nossa Coordenação de campanha:
Ninguém determinou esse tipo de agressão — assegura.

Um dos coordenadores da campanha do socialista e Secretário de Educação da prefeitura, Gustavo César Barros. Ele afirma desconhecer qualquer tipo de discriminação contra o instrumento, tão essencial aos repentistas:

— Em momento algum essa pretensão chegou aos nossos ouvidos e não houve nenhuma determinação do comando de campanha nesse sentido. Se aconteceu foi manifestação esporádica de eleitores ou militantes. Temos orgulho da viola e da poesia popular, que são símbolos da cultura não só de Tabira, mas de todo o Sertão do Pajeú.

 Finalizando é preciso ter muito cuidado com as palavras e com as acusações de forma genérica para não ferir muita gente inocente com denúncias como essa. Com certeza isso não ajuda em nada a promessa de mudança feita pelo poeta no palanque, pois esse é o retrato mais claro da velha politicagem pessoal, raivosa e vingativa que muita gente tem a esperança de acabar com ela, mas pelo jeito se o poeta continuar nessa pisada os que votaram nele com essa esperança vão se enganar redondamente.

Vagner Leandro (Poeta repentista, Militante político que votou em Dinca Brandino, amante da Poesia de cordel e também da Cultura Popular).

4 comentários :

Anônimo disse...

Mais uma mentira do tocador de viola Sebastião Dias para eu botar no mentiródromo. Do mês passado até hoje já contabilizei um monte de mentiras. E essa é de arrepiar, porque mexe com os eleitores de Dinca. Como é que uma pessoa vai acreditar numa mentira cabeluda dessa e, além do mais, divulgar num jornal de grande repercussão como o que foi publicado. Mas já estava todo mundo avisado, pois quando eu disse aqui que Sebastião Dias é um santinho do pau oco, é porque eu já o conheço de outros carnavais. Por isso, E vou contar agora um pouco do que sei para mostrar por que eles estão querendo esconder a verdade. Por que ele não divulga a história de uma pobre certa jovem que foi seduzida, humilhada e espancada? Ela teve até que ir embora de Tabira de tão envergonhada que ficou. Isso ele não conta nem canta, mas isso todo mundo sabe. Por que ele não divulga a historia de certo homossexual que foi refeitado, humilhado, espancado e expulso de certa casa? Isso ele não conta nem canta, mas isso todo mundo sabe! Por que ele não divulga como foi que ganhou a eleição e diz que foi o dinheiro foi o fator determinante para a vitória suja dele e de alguns elementos do seu grupo político, como o blogueiro, o locutor de rádio, o empresário pipoqueiro, os empresários carreiros Pais, Filho etecetera e tal. Isso ele não conta nem canta, mas todo mundo sabe. Agora me veio à lembrança de uma frase de alguém: “Não foi a viola que ganhou a eleição em Tabira, foi o dinheiro e muito”. Essa eu assinei embaixo. Penso que eles estão querendo mesmo supervalorizar uma vitória suja desse grupo político que tem alguns elementos que realmente não dá para suportar. Eles se julgam superiores e até se autodenominam VIPs, realmente isso é demais! Agora estão acusando os eleitores de Dinca de ignorantes culturais, com essa história mentirosa de quebrar a viola. Com isso estão nos chamando de vândalos também. Eles estão subestimando a nossa inteligência. Eles estão se colocando acima do bem e do mal. Vamos dar um basta nisso! Vamos chamá-los para provar na justiça essa injúria. Só assim eles param de nos caluniar. Olha! Eu não sei como Dinca aguenta essa perseguição que já dura muitos e muitos anos, com isso vejo que Dinca é uma pessoa de PAZ. Quem sabe se certo blogueiro bem mexeriqueiro não para com todas essas picuinhas que só fazem rebaixar ainda mais a nossa querida cidade.
Joana Santos. Tabira, 07 de Novembro de 2012.

Anônimo disse...

Amei, Joana Santos, o seu comentário. Você falou e disse tudo o que eu gostaria de dizer. E outra, falou a verdade! Tudo o que vc disse é a pura verdade! Vamos agora esperar o que esse governo que ganhou com um enorme volume de dinheiro vai fazer por Tabira. Fico muito triste com a dinheirocracia que se instalou em nossa cidade.Aqui é assim: Quem montar e conseguir realizar o projeto mais potente em compra de votos, ganha a eleição. Não adianta fazer nada pela cidade, basta apenas fazer NADA PELO POVO e na Última semana da eleição derramar dinheiro como eles fizeram. Ó pior é que, quem vai sofrer é a pobreza, mas ela vai pagar o preço do dinheiro que recebeu para não votar ou votar no 14. Bem feito!!!!!!

Anônimo disse...

Pois é, gostei das palavras "DINHEIROCRACIA", "MENTIRÓDROMO". Agora fico me perguntando: Como foi que essas histórias não foram divulgadas no palanque de DINCA? Respondo: Porque o palanque de DINCA é o palanque da ÉTICA, da VERDADE e da PAZ, ao contrário do desse SANTINHO DO PAU OCO E COMPANHIA que compraram a eleição de TABIRA. EU AINDA SEI DE OUTRAS HISTÓRIAS, COMO A DO CLUBE DE CAMPO ETECÉTERA E TAL, MAS EM OUTRA OPORTUNIDADE EU CONTO E CANTO TUDO.
Joana Santos

Anônimo disse...

Ariele Rocha disse:

10 de novembro de 2012 às 8:56


Outra coisa que rea para ter sido divulgada na camanha é o como a gestão de Dinca recebeu a secretaria de Educação, mas vou tentar descrever : você sabe o que é um amontoado de lixo? Acredito que sabe. Pois é, a gestão anterior deixou no clube, um amontoado de lixo, tudo misturado. Para organizar aquilo, foi preciso mais de um mês, depois, a grande maioria das escolas estavam quase caindo e sem condições para funcionar e estas foram reformadas nesta gestão, por isso tiveram que retardar o início do ano letivo. Engraçado é que o dinheiro que vinha na época é relativo ao que vem hoje. Como exemplo eu soube que o gasto de gasolina da gestão 2005/2008 era exorbitante. Com um frota muito menor que hoje, eles gastavam entre R$ 18.000,00 a 24.000,00. Hoje com uma frota de carros bem maior, adquiridos neste governo, gasta-se em média de R$ 8.000,00 a 14,.000,00, no máximo! O que você acha dessa diferença?
Outra coisa que deve ser divulgada é o mistério do resultado do IDEB que em 2012 foi igual ao de 2009. Pois é isso não depende somente dos gestores depende, principalmente, dos professores que estão na ponta, é bom saber que uma boa parte dos professores que atuam nesta gestão, são os que que foram gestores na gestão passada, que foi uma merda!!! Posso afirmar que os gestores de hoje são mais comprometidos com a educação. Assim, o próximo o resultado do IDEB, será, com certeza, bem melhor do que o de hoje. Entendeu?
Adriele Rocha

Postar um comentário