FHC não construiu 1km de ferrovia. E vendeu as que tinha a
preço de Vale do Rio Doce
O Conversa Afiada reproduz nota oficial do Governo sobre
mais uma “obra” do Gilberto Freire com “i”(*):
Nota à imprensa
Ferrovia Norte-Sul e Porto de Santos
Brasília, 22/04/2013 – A respeito da matéria “Deficiência
estrutural nas ferrovias e portos faz Brasil desperdiçar bilhões”, exibida no
programa Fantástico de 21/04/13, os Ministérios do Planejamento e Transportes,
Secretaria de Portos e Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA esclarecem:
1. A ferrovia Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de extensão,
se encontra em três diferentes estágios:
a. Trecho Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em operação
b. Trecho Palmas/Anápolis: 855 quilômetros em finalização de
obras (90% de execução)
c. Trecho Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de
execução)
2. A reportagem se concentrou no trecho entre as cidades de
Palmas (TO) e Anápolis (GO) cujas obras estão sendo finalizadas e, de fato, não
estão concluídas.
3. Quatro novos contratos, realizados pelo Regime
Diferenciado de Contratação Pública (RDC), farão os serviços necessários para
colocar o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), em operação, tais como:
taludes, brita para sustentação dos dormentes, desvios e pátios de manobra.
Esses contratos somam R$ 400 milhões: dois já estão com contratos assinados e
dois em fase final de licitação.
4. Os 10% restantes de obras, entre o trecho entre Palmas
(TO) e Anápolis (GO), serão realizados até o final de 2013 e o segmento entrará
em operação em 2014.
5. Em relação ao trecho Anápolis/Estrela d’Oeste, não é
verdadeira a informação de que não há projeto para pontes e passagens. Todos os
projetos executivos das 69 pontes ou passagens estão finalizados. 60 deles estão
aprovados e os nove restantes, em fase final de análise. A previsão de
conclusão de obras nesse trecho é julho de 2014.
6. Não é verdadeira também a informação sobre a dragagem do
Porto de Santos. Ao contrário do que diz a matéria, recentemente foi concluída
a primeira fase da dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacias de
evolução do Porto. Essa dragagem amplia o acesso de grandes navios e eleva a
capacidade de transporte de carga. Também foi concluída a implosão das pedras
de Itapema e Teffé, além da retirada do navio Ais Georgis, que contribui para
melhorar a movimentação de grandes embarcações.
7. No Porto de Santos, de 2002 a 2012, a
movimentação de cargas aumentou em 97% e a quantidade de navios atracados, em
40%.
8. A reportagem não aborda os benefícios já
gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul e omite parte de sua
história:
a. De 1987 a 2002 foram realizados 215
quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. A partir de 2003, foram concluídos 504
quilômetros entre Aguiarnópolis (TO) e Palmas (TO).
b. De 2008 até junho de 2012 já foram
transportados quase 9 milhões de toneladas de grãos, minério de ferro e areia
na Ferrovia Norte-Sul.
c. Em 2014, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.255
quilômetro em operação: de Açailândia (MA) até Estrela D´Oeste (SP).
d. Em complemento, serão leiloados no segundo
semestre de 2013 a concessão para construção e operação dos segmentos entre
Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA), fazendo a ligação da ferrovia ao norte
para o Porto de Vila do Conde (PA); e entre Estrela D´Oeste (SP) – Panorama
(SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR), complementando a ligação da ferrovia com
portos do sul do país.
e. O PAC marca a retomada do modal ferroviário
no transporte de cargas no Brasil, que manteve sua malha estagnada até meados
de 1996.
f. O PAC representará uma ampliação da malha
ferroviária de 5.050 quilômetros até 2016, muito superior aos 719 quilômetros
de expansão da malha nos 20 anos que o antecederam. Além da Norte-Sul,
destacam-se grandes obras como:
114 quilômetros em operação da
Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT).
146 quilômetros da Ferronorte, em
fase final de obras: Itiquira (MT) e Rondonópolis (MT)
Ferrovia Transnordestina – 1.728
km
Ferrovia de Integração
Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) – 1.022 km
g. Além disso, o Governo Federal lançou em
agosto de 2012 o Plano de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a
ampliação da malha ferroviária nacional em mais de 10 mil km. Os leilões de
concessão desses novos segmentos ferroviários estão previstos para o 2º
semestre de 2013.
h. O planejamento de expansão da malha
ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e as concessões permitirão a sua
ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da malha hoje existente, 28.700.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério dos Transportes
Secretaria de Portos
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA
Em tempo: o Governo Federal de Cristina K entraria na Justiça para, com a mesma
duração, desmentir, domingo que vem, o que Fantástico fez:
http://g1.globo.com/fantastico/quadros/brasil-quem-paga-e-voce/noticia/2013/04/deficiencia-estrutural-nos-portos-e-ferrovias-faz-brasil-desperdicar-bilhoes.html
Em tempo2: sobre o tema “quem paga é voce”, quem paga, em
boa parte é o Governo Federal, que enche a pança da Globo. A Petrobras,
inclusive, patrocina a F-1, evento esportivo em que atletas brasileiros não
vencem. (Às vezes, por contrato …)
Em tempo3: quando a SECOM vai buscar na Globo o BV das
inserções do Governo e das estatais ? Por causa dele, o BV, o Pizzolatto vai em
cana ..
Em tempo4: o Farol de Alexandria cedeu a Ferrovia do
Nordeste a Benjamin Steinbruch por um abatimento no Imposto de Renda. Viva o
Brasil ! Até hoje, o grande empreendedor Steinbruch nao concluiu a obra e vive
a pedir “aditivos”…
(*) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da
história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de
antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde propõe que o
Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto
Freire com “ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o
Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não
abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um
Gilberto Freire com “i”.
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