sexta-feira, 9 de agosto de 2013

AUNIFIC (ASSOCIAÇÃO DOS BAIRROS DE FÁTIMA I e II E COHAB) CONTRIBUI COM A FORMAÇÃO DA CIDADANIA.


Por Dedé Rodrigues.

A reunião da AUNIFIC que houve no sábado, 03 de agosto, que contou com as presenças de Joel Mariano e a minha e mais dezenas de sócios, demostra o que já é do conhecimento dos cidadãos mais conscientes, as pessoas quando estão unidas e  organizadas a vida torna-se mais útil para si e para a comunidade. Além das informações que obtiveram, as pessoas fizeram denúncias e reivindicações provando mais uma vez na história que “a união faz a força”. É dessa forma que uma entidade deve proceder lutando pelos interesses imediatos dos seus sócios, mas também, tirando dúvidas, fazendo denúncias e publicando as suas reivindicações. Dessa forma e, agregando a esse debate as reflexões necessárias sobre as causas dos nossos problemas, acredito que estamos ajudando ao povo nas comunidades de Tabira a construir uma nova sociedade por intermédio do desenvolvimento do senso crítico e do exercício da cidadania. Leia abaixo como esse trabalho ocorre nesse exemplo concreto da AUNIFIC.

No caso específico da AUNIFIC ela já conquistou sede própria e um Programa na Rádio Tabira FM. Além disso, nessa reunião tiraram dúvidas sobre o Programa Garantia Safra que, conforme Joel substituiu as frentes de trabalho das famosas frentes de   emergências que ele também dirigiu em Tabira. O programa que é só para quem trabalha na roça é agora de 680,00 (nesses anos de 2013-2014) e vai ficar para o ano  em 850,00. Outro programa importante cobrado pelos participantes são os produtos do PAA que tinha no governo anterior, mas até agora o governo atual não conseguiu reativá-lo completamente. Os agricultores interessados em participar do programa devem procurar o IPA. O programa Chapéu de Palha do governo do Estado, juntamente com o seguro safra devia ser pagos a partir de junho de 2013, esperamos que saia logo. Foi divulgado também o grande programa que Tabira está participando que é o mapeamento da nossa cadeia produtiva com a COODAPIS,  COODAF e aliados, para inserir os agricultores da economia familiar em diversas atividades produtivas.   
AS DENÚCIAS
Os moradores daquela região também aproveitaram para denunciar a ausência do prefeito em três reuniões que foi convidado; falta de médico no posto médico; abandono da construção do PSFs do Bairro que foi interditado ainda no governo anterior e falta de água para a COHAB Nova.
AS COBRANÇAS.
As cobranças podem ser divididas nos seguintes pontos:
1 – Manter e ampliar a transparência e a democratização no cadastro do seguro safra;
2 –  médico para o posto dos Bairros;
3- reiniciar a construção do PSF abandonado;
4- água para a COHAB de cima;
5- ação da prefeitura nos Bairros.
Conclusão. Como percebemos há progressos em todos os sentidos nessa organização, seja no tocante as denúncias e reivindicações, sejam na questão das conquistas dos programas dos governos estadual e federal. Mas é bom lembrar que tudo isso é produtos desse novo Brasil, iniciado por Lula há mais de dez anos e continuado agora pela presidenta Dilma e Eduardo Campos em Pernambuco. Eu, Joel e outros companheiros, somos parceiros dessas lutas e conquistas desde a criação do conselho Municipal de Desenvolvimento no início dos anos 90. Em outras palavras, há uma relação entre a política partidária local e nacional que é preciso ser enxergada pelos trabalhadores para não alimentarem a ideia errada de que todo político e todo partido é igual.   


0 comentários :

Postar um comentário