terça-feira, 19 de novembro de 2013

JOEL MARIANO “O GOVERNO DEVE TRATAR OS DESIGUAIS DE FORMA DESIGUAL”.


Por Dedé Rodrigues.




A frase foi dita pelo ex-vice- prefeito de Tabira Joel Mariano para defender a política de cotas do Governo Federal em relação aos negros numa palestra promovida pelos Professores Welton e Antônia com a participação ainda, das turmas do EJAI e dos professores Dedé Rodrigues, Rafaela, Isabela, Sheila e Marileide na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti na segunda-feira, dia 18 de novembro de 2013, abrindo na escola os eventos da Semana da Consciência Negra.  Conheça os argumentos de Joel e veja mais fotos abaixo.


Para fazer a referida defesa sobre a inclusão dos negros na Universidade Joel disse que “é preciso ter conhecimento histórica para entender a defasagem dos negros no Brasil em relação aos brancos”. Em outras palavras,  quando desiguais historicamente disputam de forma igual é a mesma coisa que manter a desigualdade. Os casos de negros bem sucedidos na História do Brasil, não é regra, é exceção, não basta o esforço individual dos negros, é preciso o governo dar um empurrãozinho com as costas.
   
Joel, além de fazer um retrospecto histórico do papel dos negros na sociedade brasileira, destacou a luta deles que levou a libertação dos mesmos desmistificando a ideia de que foi a Princesa Izabel que os libertou.

Ele diferenciou o processo de libertação dos negros no Brasil em relação aos negros dos Estados Unidos, lembrando o filme de Abraham Lincoln que foi o 16° presidente dos Estados Unidos quando liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão, mas para isso teve que dar uma espécie de “mensalão” para diversos deputados aprovarem a lei.

Joel ainda contou diversos casos de discriminação com ele mesmo e com outras pessoas  para justificar que no Brasil o problema do racismo acontece de forma dissimulada e é uma questão  cultural, não acaba de uma hora para outra. Daí importância da educação enfrentar esse problema trazendo sempre pessoas da sociedade para discutir o tema.

No final ele agradeceu aos professores que o convidaram, aos que assistiram e participaram do debate e a gestão da escola por abrir este espaço de trocas de conhecimentos com a comunidade.   


0 comentários :

Postar um comentário