quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CIMPAJEÚ APROVA AÇÕES IMEDIATAS PARA AS PREFEITURAS DA REGIÃO


Por Dedé Rodrigues
O Consórcio Integrado das Prefeituras do Pajeú reuniu-se na terça-feira, 11\12, para companhar as ações do TAC (Termo Ajustado de Conduta), compromissos com o meio ambiente,  assumidos entre as prefeituras e o Ministério Público na região. Foram aprovadas pelos representantes das pastas ambientais diversas medidas de curto prazo para serem realizadas pelas prefeituras. Foi distribuído também um documento que contém as ações de médio e longo prazos.  A reunião que contou com a participação dos Secretários Dedé Rodrigues, Juventude e Meio Ambiente e Claudio Alves, Secretário de Obras da prefeitura de Tabira, discutiu e  aprovou diversas medidas relacionadas ao destino dos resíduos sólidos em cada município. Leia mais e veja as fotos do evento abaixo.


A reunião foi coordenada por Albertino Bezerra que distribuiu um documento com 60 demandas para as prefeituras e, entre elas estão: A implantação do CONDEMA; a Cartilha Lixo quem se lixa, que será disponibilizada no Site das prefeituras  e distribuída com as escolas no próximo ano; colocar pontos de coleta de óleo de cozinha; baixar Portaria nas prefeituras priorizando a contratação de produtos reciclados; disponibilizar vagas para curso de alfabetização dos catadores; estimular a população para fazer compostagem;  criação de um plano social para as famílias dos catadores; cadastrar os catadores; colocar placas no lixão, proibindo a entrada de crianças, de animais, queima dos resíduos e instalação de residências no local, etc.

Para melhor acompanhar a questão dos resíduos sólidos foi aprovado a contratação de um técnico pelo CIMPAJEU para acompanhar a questão dos resíduos nos municípios e foi também criada uma comissão com integrantes de várias prefeituras para elaborar um plano relacionado com a temática. A referida comissão deverá se reunir na primeira semana de janeiro com a CPRH no Recife para discutir, assumir compromissos e cobrar soluções para os problemas relacionado aos resíduos sólidos de cada município.



          
  
























0 comentários :

Postar um comentário