segunda-feira, 22 de maio de 2023

 

A HISTÓRIA DO BAIRRO VITORINO GOMES

Por Dedé Rodrigues

Relatos orais sujeitos a correções e complementos.

Pessoas que participaram da entrevista

No dia 26 de março de 2023, eu e o camarada Vagner Leandro, visitamos o Bairro Vitorino Gomes. Ao chegarmos ao Bairro, encontramos um velho conhecido, que chamamos de Giba, Gilberto Firmino dos Santos e o mesmo nos falou de duas pessoas idosas que poderiam nos contar sobre o Bairro. São elas: João Ângelo de Assunção e Rosa Ângelo, sua irmã. Ao chegarmos na casa de seu João, encontramos ele, com sua segunda esposa, Rosa Maria Oliveira dos Santos e um dos filhos, João Lucas dos Santos Assunção, que é inclusive é um dos nossos alunos na EREREMAAC. Seu João foi casado com Esmerina Maria da Conceição, já falecida, que foi adotada por Pedro Domingos, um dos primeiros moradores do Bairro Espírito Santo Velho.  

De acordo com o relato de seu João Ângelo, o Bairro recebeu este nome de Vitorino Gomes em homenagem ao seu bisavô, que se chamava Vitorino Gomes, que foi pai do seu avô, José Ângelo, que foi pai do seu pai, Severino Ângelo.

Ao saímos do Bairro encontramos uma parenta de Seu João, Geneilda Lira Gomes, professora aposentada do município, que nos falou que tem a História escrita do Bairro. Marcamos com ela para o dia 08 de abril de 2023 quando, ao chegarmos ao bairro, encontramos Rosa Ângelo da Silva que nos disse que foi a primeira professora particular do Bairro e ensinava na casa de Severino Ângelo de Assunção, até tornar-se efetiva pela Prefeitura Municipal de Tabira.

A FAUNA E A FLORA DO BAIRRO VITURINO GOMES NO INÍCIO

Seu João contou para nós que no local onde é o Bairro hoje, tinha muito preá e uma vegetação extensa com Jurema preta, alastrado, marmeleiro, pau pereiro, mororó, pau d’arco, cedro e quebra faca, planta que quando a quebramos solta um cheiro agradável, segundo ele.

OS PRIMEIROS MORADORES DO BAIRRO VITORINO GOMES

Na segunda visita que fizemos, dia 08 de abril, nos reunimos com a professora Geneilda Lira Gomes, José Genivaldo Lira Gomes, conhecido como Vadinha, Gilvan Lira Gomes e Expedito Simões de Lima. Vadinha nos contou quem foram os primeiros moradores do Bairro Vitorino Gomes. São eles: Vitorino Gomes, Otacílio Pereira da Silva, que foi Vereador do município, quando não era remunerado, segundo Vadinha. Otacílio Pereira foi homenageado dando seu nome para a escola do Bairro, que doo o terreno, em um acordo com o governo municipal da época para que colocassem energia em sua casa. 

Entre os primeiros moradores, segundo Vadinha, temos ainda: Manoel Bento, Vicente Bicudo, Francisco Xavier de Lira, conhecido como Juruta, Antônio Pereira,  José Caetano, conhecido como Zu Caetano, seu avô, Luiz Gerônimo, José Batista de Lima, conhecido como Zé do moco, Dona Enedina, mãe de Zé do Moco,  Dona Olívia de Chico de Andrade, Luiz de Bil e Maria Preta, Manoel Lengada, entre outros.

FATO MARCANTE  OCORRIDO NO BAIRRO VITORINO GOMES  

Um fato marcante que deve ser registrado, segundo seu João e Vadinha, foi o que aconteceu com Vitorino Cipriano, filho de Antônio Cipriano e Moacir Porfírio de Siqueira. Segundo seu João, Moacir era dono de um rinha de briga de galo e Vitorino teria num certo domingo ido para a rinha e depois foi jogar sinuca com Moacir. Em certo momento se desentenderam e Moacir teria atingido Vitorino com o taco de sinuca na cabeça. Vitorino sai e volta armado e atira em Moacir que cai, mas mesmo no chão, Moacir revida e atira também em Vitorino. Resultado: os dois acabaram morrendo.  Segundo seu João, Moacir era parente de Eduardo Domingos de Lima, que tem uma história bem parecida com essa, ocorrida no vizinho município de Solidão PE.

PESSOAS QUE PRESTARAM SERVIÇOS RELEVANTES AO BAIRRO VITORINO GOMES

Além de todos os gestores públicos do município, que exerceram mandatos de prefeitos, realizando obras diversas no Bairro, diversas pessoas foram lembradas por Vadinha e os colegas da foto merecem ser citadas por serviços prestados ao Bairro, tais como: o próprio Vitorino Gomes, fundador, Otacílio Pereira, ex: vereador, Rosa Ângelo, Carlos Ângelo, ex: vereador,  as catequistas Geneílda Lira Gomes, Jeane Silva Gomes, Vaneide Barros, Girlane Lopes, Genelice Ferreira, Shirley Núbia. As Agentes de Saúde Jaqueline de Souza Ferreira, Geisiane de Souza Ferreira e Patrícia Carvalho. Entre outras pessoas não lembradas até o momento.

O BAIRRO VITORINO GOMES HOJE  

 Vale registrar que o Bairro Vitorino Gomes hoje está bem diferente do Histórico produzido na Escola em 2008. O Bairro dispõe de uma grande quadra poliesportiva, concluída em 2023. A escola foi ampliada, (foto em anexo). Foi construído um lindo Posto Médico, (foto em anexo), tem saneamento básico, água encanada, a maioria das ruas calçadas, a ponte que dar acesso ao bairro foi reconstruída, coleta de lixo, etc. Não temos o número do analfabetismo, da mortalidade infantil, mas a população dispões de muitos benefícios sociais, como o bolsa família, Benefício de prestação continuada, atendimento médico no posto, aposentadorias, entre outros auxílios do Estado brasileiro.

Na conclusão podemos afirmar que todos os fatores citados anteriormente melhoraram bastante, embora ainda exista muitas carências, como: desemprego, tratamento da água do Rio de Tabira, que deve ser feita com a conclusão da obra do Esgotamento sanitário, problemas relacionados com vícios, falta de asfalto nas ruas etc.     



Posto médico atual 


Rio poluído de Tabira


Vistoria do Rio e da vegetação atual 

Rio poluído


                                              Quadra Poliesportiva construída em 2023

                                                     Escola Otacílio Pereira atualmente





 

0 comentários :

Postar um comentário