quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Coodapis- Nordeste conquista certificação da Fundação Banco do Brasil

A cooperativa, que tem sede na Cidade de Tabita e que concorre ao prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 acaba de vencer a primeira etapa da seleção e conquistou a certificação da entidade pelo trabalho desenvolvido no uso de lâminas de cera. A tecnologia, que utiliza papel,  agora fará parte do banco de tecnologias sociais da fundação.

A tecnologia consiste no uso de lâminas de papel, banhadas em cera, que servem de modelo para a construção dos favos pelas abelhas, o que padroniza a produção e otimiza o trabalho das centrífugas, responsáveis por retirar o mel dos favos.  Os resultados não poderiam ser mais positivos: o custo da ideia é quase zero, haja vista as lâminas não serem totalmente de cera, o que eleva os gastos, mas apenas banhadas. Podendo trocar anualmente as lâminas alternativas, haja vista serem baratas, os apicultores garantem a qualidade e o sabor do mel, comprometido quando em contato com ceras usadas por muito tempo.

Para o presidente da cooperativa e responsável por desenvolver a tecnologia, Adelmo Cabral, a certificação conquistada é de grande importância: “Os apicultores em geral não desejam substituir as tradicionais lâminas porque a tecnologia ainda é nova e ainda está conquistando credibilidade. Mas com uma instituição tradicional e confiável dando o seu respaldo, teremos mais força e impacto nesse cenário”, afirma.

Agora, a cooperativa, que tem uma produção de 48 toneladas de mel por ano, passa a concorrer nas próximas etapas da seleção, que, ao final, irá premiar as vencedoras com nove prêmios no valor de R$ 80.000,00 cada, a serem investidos no desenvolvimento e ampliação da tecnologia certificada vencedora. O prêmio acontece a cada dois anos e tem como objetivo certificar e premiar tecnologias que já estejam sendo aplicadas e cujos resultados realmente sejam eficazes no âmbito em que foi desenvolvido.

0 comentários :

Postar um comentário