
Mais de mil médicos e enfermeiros da rede básica de saúde, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais de média e alta complexidade de todo o estado participam, nesta terça-feira de dois seminários de telessaúde e educação à distância sobre Diagnóstico e Tratamento no Manejo Clínico do Paciente com Suspeita de Dengue. O objetivo é evitar a mortalidade nos casos da dengue grave, com complicação ou hemorrágica, a partir do atendimento correto ao paciente.
A aula será dada no Recife, no Porto Digital, pelos médicos Vicente Vaz, Regina Coeli e Ana Liria e será transmitida para as salas de videoconferências das cidades de Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Tabira, Floresta, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina.
Segundo a Coordenação de Dengue da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o correto manejo clínico dos pacientes com suspeita de dengue deve seguir uma série de recomendações validadas pelo Ministério da Saúde. Entre os sinais dos casos graves da doença, estão: vômito persistente, dor abdominal intensa, hipotensão arterial e pulso rápido e fino. Para tratar isso, o médico precisa estar atento à hidratação do paciente e ao monitoramento a cada duas horas, se for uma criança, e a cada seis horas, no caso dos adultos.
1 comentários :
Um momento único e tão importante para o município. Pena que não tinha um profissional representando até porque nenhum sabia da video-conferência.
Postar um comentário