Começou nesta 2ª feira (27.8) a antecipação da metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. O Ministério da Previdência Social informa que a antecipação do 13º contemplará mais de 25 milhões de beneficiários, injetando na economia aproximadamente R$ 11,2 bi.
A antecipação do 13º dos aposentados, além de ser importante reconhecimento para aqueles que já deram sua contribuição à geração da riqueza em nosso país, chega em boa hora: dará uma ajuda imediata à retomada da nossa economia, do lado do consumo.
Ajuda, ainda, na consolidação da percepção geral de que vamos chegar ao final de 2012 com o crescimento nos 4%. Com as medidas e reformas que nossa presidenta faz e fará depois das eleições, a perspectiva para o próximo ano é melhor ainda.
Os primeiros a receber são os aposentados com renda de até um salário mínimo (R$ 622). Os aposentados e pensionistas que recebem acima de um SM receberão a 1ª metade do 13º a partir de 3 de setembro. Até o dia 10 de setembro, todos os beneficiados já deverão ter recebido o valor devido. Dúvidas em relação ao pagamento podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento da Previdência, no número 135.
Melhora confiança da indústria
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avaliado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV) passou de 102,7 em julho para 104,1 pontos em agosto, avançando 1,4%. É o maior índice desde julho do ano passado, embora esteja ainda abaixo da média histórica de 105,5 pontos.
Segundo o levantamento, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,4%, alcançando 105,1 pontos, o maior nível desde julho de 2011, o que mostra melhora na percepção das empresas com relação ao presente. Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,3% para 103,1 pontos.
“O resultado geral da pesquisa sinaliza que a indústria vem recuperando lentamente o ritmo de atividade no 3º trimestre e tem expectativas ainda cautelosas para os próximos meses”, aponta o IBRE/FGV.
0 comentários :
Postar um comentário