*Por Dedé Rodrigues.
Em reunião ocorrida no dia 08 de dezembro de 2012, dezenas de moradores dos Barreiros I e II, Granja e Sítio Chinelo se reuniram na Capela dos Barreiros I, convocados por Pó da Granja e Paulo dos Barreiros para discutir a fundação de uma Associação no local.
A reunião contou com os convidados, a Professora Célia Cristina e ainda Joel Mariano, Beliato, e Dedé Rodrigues, esses últimos, membros do CMDR, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
A reunião foi aberta por Paulo dos Barreiros que disse: “Hoje vamos dar início a um sonho antigo desse povo que é fundar uma associação”. Reforçado por Pó da Granja e pela esposa de Dió dos Barreiros.
Para introduzir o debate Paulo pergunta a Joel: O que é uma associação? Quais são os benefícios que ela pode trazer para uma comunidade?
COM A PALAVARA JOEL MARIANO.
Em resposta a Paulo dos Barreiros Joel disse que uma associação significa juntar as pessoas para a defesa de objetivos comuns. Ele ainda disse que desde o início da humanidade o povo vive em comunidade. O cristianismo, por exemplo, nasceu com o povo vivendo em comum. “Os cristãos dividiam tudo entre si com muita alegria”. De que adianta as pessoas irem para a Igreja todo dia e viverem “cada uma por si e Deus por todos”? Essa vida não tem nada a ver com a essência do cristianismo. Essa frase foi inventada por capitalistas que não desejam a união do povo. assegura Joel. Na sequência Joel também lembrou que a Constituição de 1988 no Brasil, legaliza diversas formas de organização popular e ao mesmo tempo estimula e facilita a organização do povo que consegue diversos projetos e benefícios para a comunidade.
BELIATO ESTIMULA A UNIÃO DO POVO.
Para Beliato “o povo unido jamais será vencido” citando como exemplo “os palitos que quando sozinhos são quebrados, mas quando estão juntos fica bem mais difícil de quebrar.”
DEDÉ RODRIGUES E O FUTURO DA HUMANIDADE.
Eu chamei a atenção da comunidade sobre uma matéria que tinha acabado de ler na Revista Veja que tratava sobre a questão do consumo. Segundo a matéria o mundo conta hoje com 7 bilhões de pessoas, porém quando a humanidade chegar a 10 bilhões, o que não vai demorar muito, mantendo a proporção do mesmo consumo atual, o planeta terra não suportará mais. Chamei a atenção também que a Revista Veja, defensora do sistema capitalista predatório, não aprofunda as causas desse iminente desastre humanitário, mas o Marxismo permite a gente entender que esse modelo de sociedade capitalista está ultrapassado e precisa, com uma certa urgência, ser substituído por outro modelo social que é um novo tipo de socialismo.
No final da reunião foi escolhida uma comissão composta por Paulo, Pó, Tadeu, Janinha e Maria para tratar da confecção do Estatuto e marcar a reunião para a sua devida aprovação e eleição da primeira diretoria.
No final da reunião foi escolhida uma comissão composta por Paulo, Pó, Tadeu, Janinha e Maria para tratar da confecção do Estatuto e marcar a reunião para a sua devida aprovação e eleição da primeira diretoria.
0 comentários :
Postar um comentário