terça-feira, 12 de março de 2013

FALTA CONTROLE DO USO DA ÁGUA NO SERTÃO. E NORDESTE SÓ DEVE TER CHUVAS APÓS 16 DE MARÇO, DIZ CLIMATEMPO


 
A Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) é um dos órgãos para os quais se aplica muito bem a definição de que existe, mas para nada serve. Pelo menos a se tirar pelo que ocorre nos reservatórios do Pajeú. Na Barragem de Brotas, por exemplo, até agora não houve a instalação prometida dos hidrômetros para controle de proprietários e latifundiários que usam sem nenhum controle água bombeada do leito quase seco do reservatório, salvação para algumas cidades da região.
Não há controle também para a falta de consciência de pescadores que prejudicam a qualidade da água. A  Associação dos Pescadores, por exemplo, é também inerte e só atrapalha, com pescadores desunidos e tentativa de descredenciar o Conselho de Usuários, que tem denunciado a pesca que prejudica a água. Se preocupa só com questionamentos sobre animais mortos no leito, responsabilidade de órgãos como a Vigilância Sanitária. A Compesa também diz que não pode fiscalizar o uso irracional. E a água só dura até maio.
Segundo mapa, em nenhuma área do Nordeste choveu o suficiente


Outra má notícia vem do Climatempo : Entramos em março e o quadro de seca ainda é grave sobre o Nordeste. Nos últimos dias, as pancadas de chuva se concentraram em áreas o Maranhão e do Piauí. A maior parte do Nordeste registrou aumento de nuvens, mas não teve a chuva.
A estiagem está grave este ano até em locais do litoral e da zona da mata nordestina, que normalmente são regiões úmidas, pela proximidade com o oceano. Nos próximos, o tempo seco vai predominar no Nordeste. Até o dia 16 de março, a chance de chover é baixa no Rio Grande do Norte, na Paraíba, na maioria das áreas de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, no nordeste da Bahia e no Recôncavo.
Mas a boa notícia é a tendência de chuva para algumas áreas da Bahia. As pancada de chuva devem ficar mais frequentes no centro-oeste e extremo sul do estado, podendo até chover forte em algumas localidades. Mesmo assim, essa chuva não acaba com seca. A deficiência de umidade é muito grande.
 
 
Por Nill Júnior em 11-03-2013 as 14:14

0 comentários :

Postar um comentário