Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam que a
mídia representa os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e
dos políticos
Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam que a
mídia representa os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e
dos políticos
Apenas 7,8% dos
brasileiros acreditam que os meios de comunicação defendem os interesses da
maioria da população.
A conclusão é de um
levantamento feito pela Mark Sistemas de Pesquisas a pedido da Fundação Perseu
Abramo. Segundo a pesquisa, 34,9% dos entrevistados acham que a mídia defende
seus próprios donos, 31,5% acreditam que os meios de comunicação estão do lado
de quem tem mais dinheiro e outros 20,6% disseram que os grandes veículos
defendem os políticos.
A Mark, sob coordenação dos professores Gustavo Venturi e
Vilma Bokani, entrevistou 2.400 pessoas em 120 municípios de pequeno, médio e
grande porte. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
De acordo com a sondagem, apenas 21,9% dos entrevistados
concordam que a mídia noticia os fatos de maneira totalmente imparcial, 27,9%
pensam que os meios de comunicação só defendem os interesses da elite e 18,6%
acham que os jornalistas têm liberdade total para decidir o que é publicado.
Para 45% dos entrevistados a liberdade dos jornalistas é parcial.
Ainda de acordo com o levantamento, a internet hoje é tão
acessível quanto os jornais impressos. As duas plataformas estão presentes na
vida de 43% dos entrevistados. A TV aberta continua na liderança com 94% de
presença e o rádio em segundo lugar com 79%. A TV por assinatura é citada por
37% dos entrevistados e as revistas por 24%.
A pesquisa mostra que 29,8% das pessoas buscam os jornais
para se informar sobre assuntos locais e 22,6% para ler notícias nacionais e
internacionais. A situação se inverte quando a plataforma é a internet, usada
por 25,9% para saber de temas nacionais e internacionais e por 22,5% para notícias
locais.
O levantamento mostra ainda que a maioria absoluta da
população, 60%, desconhece o fato de que as TVs são fruto de concessão pública
e 49,5% acreditam que a programação é definida em parceria entre empresários e
governo.
Ao serem informados que a maior parte dos meios de
comunicação pertence a apenas 10 famílias, 39,8% consideram que isso é ruim
para o país e 22,7% acham bom.
De acordo com a pesquisa da FPA, 71% dos brasileiros
defendem a criação de mais regras para regular a programação das TVs.
Informações da Agência Estado
0 comentários :
Postar um comentário