segunda-feira, 9 de setembro de 2013

DR. ZÉ ARTUR PADILHA SOBRE O PROBLEMA DA SECA: “A CONSTRUÇÃO DE AÇUDES ESTÁ MORALMENTE MORTA”


Por Dedé Rodrigues.


Foto: Blog Mario Martins

Foi no Programa Cidade Alerta apresentado por Anchieta Santos neste dia 09 de setembro de 2013 que o Dr. Zé Artur Padilha ex. Diretor do DNOCS
colocou em discussão uma série de questões polêmicas sobre como combater os efeitos da seca na região do Semiárido Nordestino e o desassoreamento da Barragem de Brotas em Afogados da Ingazeira.  Conheça algumas ideias dele clicando abaixo.



Segundo o Engenheiro “não podemos bater de frente com a natureza precisamos entendê-la para usá-la em nosso benefício”.  Ele afirmou também que o problema das barragens é evaporação da água, pois ela leva muito mais do que a gente consome.  E afirma: “A solução deve se dar pela construção de Barragens subterrâneas”.  Para o engenheiro o erro começou com Dom Pedro II e continua até hoje. Pelo que ele disse seria importante que fosse  feito um intenso trabalho de educação ambiental com a população, pois ela só entenderá profundamente a questão do meio ambiente se estudá-lo”. Dr. Zé Artur está defendendo uma audiência pública para debater essa questão que chegou  a conversar sobre ela até com o ex-presidente  Lula. Por enquanto ele disse que a solução da nossa escassez d’água  passa pela Adutora, pois precisamos tomar emprestado  a água do São Francisco de volta para a nossa região.

0 comentários :

Postar um comentário