quarta-feira, 8 de julho de 2015

Entidades fazem Dia Nacional Contra a Redução

 

Depois da manobra golpista do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para aprovar a redução da maioridade penal, diversas entidades e movimentos sociais tentam reverter o resultado.



UNE
Manifestação em Brasília reuniu milhares de estudantes do Brasil inteiro, jovens permanecem mobilizados na capital federalManifestação em Brasília reuniu milhares de estudantes do Brasil inteiro, jovens permanecem mobilizados na capital federal

Apesar de a Câmara ter aprovado a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, mesmo de forma totalmente arbitrária, a luta contra a redução não terminou, a prova disso é o Dia Nacional Contra a Redução, organizado nesta terça-feira (7). 


Centenas de entidades e movimentos sociais se mobilizam nesta terça-feira (7) para rechaçar a “vitória” da Bancada da Bala. Em todo o Brasil vão acontecer manifestações, debates, mesas redondas e outras formas de explicar para a sociedade o que de fato está em jogo com este golpe contra a juventude brasileira. 

O objetivo dos atos é chamar a atenção para o que representa reduzir a maioridade penal e deixar claro que a solução está longe de ser encarcerar os jovens. Estes que, como é sabido, já recebem punição adequada à idade quando cometem algum tipo de crime. 

Para a presidenta da Ubes, Barbara Melo, o importante é cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que já prevê uma série de punições e medidas socioeducativas; implementar de fato políticas públicas que atendam a juventude e investir em educação, cultura e aparelhos de esporte e lazer capazes de garantir qualidade de vida e perspectivas para jovens em alta vulnerabilidade social.

Ato organizado pelas entidades estudantis Ubes, UNE e ANPG em Brasíia contou com a participaçaõ de diversos parlamentares e ministro, entre eles, a comunista Jandira Feghali | Foto: UNE
Na capital paulista o ato contra a redução começa às 17h30, com concentração em frente ao Masp. A caminhada segue pela Avenida Paulista e Rua da Consolação até a Praça Roosevelt. 

No Rio de Janeiro o evento começa também às 17h30 na Praça da Candelária. Já em Brasília a juventude ocupa o Congresso Nacional. Em Porto Alegre a manifestação começa às 18 horas em frente à prefeitura. 

Veja mais detalhes sobre os eventos nas respectivas páginas do Facebook: 
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. 



Do Portal Vermelho, Mariana Serafini

0 comentários :

Postar um comentário