Por Dedé Rodrigues
Foto do final do curso do Sismédio - EAAC -2015
Tendo como base a lei nº 15.507 de 2015 que regulamenta a utilização de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas, bibliotecas e outros espaços das escolas do Estado de Pernambuco, a gestão da escola Arnaldo Alves Cavalcanti distribuiu com os professores um documento para ser discutido em sala de aula, dividido em três etapas, inclusive com uma avaliação final, que norteará os debates sobre as novas regras que serão discutidas e aprovadas pelos alunos, para em seguida, serem novamente discutidas pelos professores e aprovadas pelo Conselho Escolar e adotadas democraticamente por todos que fazem parte da escola.
Na primeira etapa o documento chama a atenção dos professores sobre o papel do educador que vai além de ensinar conteúdos aos seus alunos. Neste sentido é proposto no documento uma “reflexão coletiva” sobre os prejuízos que o uso do celular têm causado à escola e como seriam as “características de um ambiente escolar cooperativo e democrático que favoreça à autonomia intelectual e moral dos estudantes.
Ainda nesta etapa os professores devem reunir os alunos em sala de aula,
num círculo, no qual será aberto democraticamente uma conversa sobre o uso do celular na escola, especialmente em sala de aula. O aluno deverá se sentir a vontade e deverá ser estimulado, de forma livre, a dizer o que pensa sobre a lei. Nesta mesma etapa o aluno deverá ser estimulado a fazer uma pesquisa sobre o uso do celular em outros estados do Brasil e em outro países.
Na segunda etapa, o professor já de posse das anotações do debate da aula anterior e da pesquisa que os alunos fizeram, deve organizá-los em grupos para o compartilhamento das anotações e da pesquisa. Lembrete importante: até este momento o professor deve estimular os alunos para a socialização e sistematização do material que têm sem fazer julgamentos.
Na terceira etapa o professor deve discutir com a turma o que é uma assembléia de classe (Conselho de Classe), no qual se discute e se aprova regras democraticamente para todos seguirem. Nesta etapa os alunos devem ser informados que as regras discutidas e aprovadas por eles, serão também discutidas pelo coletivo de professores e Conselho Escolar para aprovação e cumprimento delas por todos.
Para concluir a discussão com os alunos o professor deve propor que eles respondam as seguintes questões:
1. De que maneira você participou das atividades?
2. Quais as contribuições das discussões para a sua compreensão do tema proposto?
3. A organização das regras sobre o uso do celular foi feita de forma democrática?
4. Você considera que essas regras melhorarão o trabalho na nossa escola?
A impressão que tenho sobre este passo adiante em nossa democracia escolar é que ele é fruto do que aprendemos no Curso do Sismédio sobre gestão democrática e, ao mesmo tempo, tenho a expectativa que o resultado, ou a síntese, deste amplo debate servirá para melhorar a nossa escola em todos os sentidos. Parabéns a gestão por esta iniciativa.
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