terça-feira, 14 de julho de 2015

Senado critica ação da PF: “Métodos que beiram a intimidação”

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu, na tarde desta terça-feira (14), nota sobre a Operação Politeia, deflagrada pela Polícia Federal nesta manhã como um desdobramento da Operação Lava Jato. A PF cumpriu mandados de busca na residência dos senadores Fernando Collor (PTB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). 


MIKHAIL
Senador Renan Calheiros lê a nota oficial. Senador Renan Calheiros lê a nota oficial. 
Veja a íntegra da nota:
Todos são obrigados a prestar esclarecimentos à Justiça, notadamente os homens públicos, já que nenhum cidadão está acima da Lei.

Entretanto causa perplexidade alguns métodos que beiram a intimidação.


A busca e apreensão nas dependências do Senado Federal deverá ser acompanhada da Polícia Legislativa. Disso não abriremos mão.

Buscas e apreensões sem a exibição da ordem judicial, e sem os limites das autoridades, que a estão cumprindo, são invasão. São uma violência contra as garantias constitucionais em detrimento do Estado Democrático de Direito.

É imperioso assegurar o respeito ao processo legal, ao contraditório, para que as defesas sejam exercidas em sua plenitude, sem nenhum tipo de prejuízo ou restrição.

As instituições, entre si independentes, precisam estar atentas e zelosas ao cumprimento e respeito aos limites legais estabelecidos na Constituição Federal para que não percamos garantias que foram duramente reconquistadas.

Mesa Diretora Senado Federal

 
 

 Fonte: Agência Senado

0 comentários :

Postar um comentário