sábado, 1 de outubro de 2016

“NEM NOS COMÍCIOS DE SALVADOR VI TANTA GENTE COMO ESSA PASSEATA EM TABIRA”


Por Dedé Rodrigues
Foto: Facebook Ítalo Soares.


Essa frase de Dona Sueli, a mãe do Professor John, militante da esquerda na Bahia há décadas,  dá a dimensão do tamanho do ato político ocorrido no dia 30 de setembro de 2016 em Tabira convocado pela coligação “Para Tabira seguir mudando”, que tem 15 partidos aliados e é encabeçada pelo Poeta Sebastião Dias, PTB – 14. 

Depois de uma pesquisa do Instituto Múltipla, que dava uma frente para a principal concorrente do 14, a candidata do 15 - PMDB,  (o partido do golpe que ameaça destruir o Brasil e o futuro dessa e das novas gerações), cuja pesquisa tinha uma margem de erro, praticamente do tamanho da suposta frente dela, abro parêntese para escrever algumas observações feitas por militantes do 14:  “Enquanto o ato deles botou 3 mil pessoas, o nosso já está com 5 mil” gritou um experiente militante da nação 14,  bem antes de começar a passeata. “Esse ato é a nossa pesquisa que garante a vitória, ” gritavam centenas de  militantes da “nação 14”, enquanto caminhavam do Trevo em direção a Av. Raul Pereira Amorim.
Chegando a Av. Raul Pereira Amorim eu perguntei a Peta, filho do antigo militante da política tabirense,  Assis Brejinho,  se alguém tinha marcado o tempo do povo em caminhada, já que se falava que a passeata do 15  no dia anterior teria dado 6 minutos de tempo corrido e 10 minutos com as paradas. Ele me respondeu: “segundo uma amiga minha de confiança a nossa deu 30 minutos com as paradas.”
Depois de toda essa conversa o próprio Peta me disse:  “segundo um militar que observou todo o percurso nós colocamos entre 6 a 7 mil pessoas hoje nas ruas de Tabira”. Outro amigo ouvindo disse:  “Não deu para fazer uma estimativa melhor sobre a quantidade de pessoas, pois os carros cheios de gente não tiveram como prosseguir depois que a  passeata chegou na Avenida Raul Pereira Amorim, tudo ficou congestionado no centro da cidade, ainda tinha gente e carros no Trevo e os motoristas tiveram que sair desse percurso levando muita gente nos carros em outras direções da cidade”.   
Por fim tomando uma cervejinha com o Professor John,  uma experiente militante, filha de um dos candidatos  que estava no movimento chegou a seguinte conclusão: “levando em conta todo esse contratempo dos carros saindo do percurso,  nós colocamos hoje em torno de  8 mil pessoas nesse ato em Tabira”.
Bem meus amigos e amigas, esses números ditos no calor da emoção não têm valor científico, mas tudo leva a crer que esse ato foi o maior que as pessoas nessa campanha de 2016 presenciaram em Tabira. As últimas campanhas em nosso município, têm tido um histórico de polarização, qualquer fato, como a pesquisa ou  evento como esse,  pode definir o jogo. Resta lutar até o último minuto do dia 02 de outubro e aguardar o resultado da apuração para a gente saber a verdadeira pesquisa.    
  


    








0 comentários :

Postar um comentário