Por Dedé Rodrigues
O Prefeito reeleito, o Poeta Sebastião Dias - PTB - quebra uma tradição em Tabira de nunca ter reelegido alguém seguidamente na sua história. Pela primeira vez o povo de Tabira reelege automaticamente um Prefeito que sai do mandato e logo entra no outro em seguida. Com quase todas as urnas apuradas o poeta tinha conquistado 6. 736 votos, atingindo 43,48% dos votos válidos. A segunda colocada Nicinha de Dinca Brandino, tinha 6.417, 41, 42% dos votos e Zé de Bira estava com 2.300 votos, 15, 72% dos votos. Que fatores teriam contribuído para a nossa vitória? Agora tudo é festa “para nação 14,” mas o Poeta tem um grande desafio pela frente, fazer uma segunda gestão melhor do que a primeira num quadro de crise nacional com o governo golpista de Michel Temer do PMDB, que deve reduzir os recursos dos municípios em todas as áreas com a PEC - 241, conhecida como a “PEC da maldade”.
Como historiador e aliado da campanha de Sebastião Dias, fica difícil abordar um tema de tamanha importância com a isenção devida, porém quero dizer ao caro leitor que me honra com a sua atenção, que procurarei transmitir algumas impressões dessa campanha em Tabira no intuito de informar a todos, mas também quero aproveitar para apresentar algumas ideias que podem ajudar o poeta a enfrentar os desafios que vem pela frente no seu segundo mandato.
Um dos fatores conjunturais que podem ter contribuído com a vitória de Sebastião Dias foi ele ter sido aliado dos governos Lula e Dilma e contra o golpe, mesmo que nacionalmente as forças conservadoras tenham saído fortalecidas. Junto a isso a nossa eficiente campanha nas redes sociais que ligava a sua principal adversária a esse golpe praticado pelo seu partido, o PMDB – 15 - no Brasil. Faço esse registro a pedido de um cidadão tabirense que solicitou que eu dissesse isto para Sebastião.
Outro fator que contribuiu com a nossa vitória pode ter sido a capacidade do poeta de aglutinar forças em torno do seu nome durante todo o processo e não perder aliados. Fator que se apresenta com mais intensidade agora com a sua nova gestão, haja vista que terá o desafio de contemplar no novo governo as forças antigas e novas que se uniram em torno do seu nome.
Outros fatores não serão abordados aqui, até porque só uma avaliação coletiva da coligação que saiu vitoriosa complementaria essa matéria.
Porém nunca na história de Tabira aquela frase que se impõe “fazer melhor com menos recursos,” é tão atual. Se é verdade que a saúde de Tabira teve muitos avanços com o poeta, é verdade também que ela continua sendo o calcanhar de Aquiles aqui e a nível nacional, é só a gente observar o quanto a oposição se pegou a isso. Contratar mais médicos e lutar por um centro cirúrgico em nosso hospital para os casos mais graves torna-se uma necessidade inadiável, resta saber se haverá médicos disponíveis para ser contratado dentro da nossa realidade e se os recursos que vão ser liberados para Tabira darão para fazer isso.
Cuidar melhor da cidade, humanizá-la, embelezá-la, melhorar a sua paisagem, reformar mais praças, fazer mais obras de asfalto, cuidar melhor do nosso trânsito, construir pistas de caminhadas, cuidar melhor da segurança, fazer mais calçamentos e ampliar o saneamento básico são desafios que o poeta precisa enfrentar com mais eficiência em sua segunda gestão.
Ampliar a democratização da gestão, com mais transparência, mais participação popular, "aproximar mais o governo do povo", não deixa de ter a sua importância, já que diversos partidos da sua coligação, mais ligados à esquerda, defendem essa filosofia política.
Por fim quero parabenizar o Poeta, os novos vereadores eleitos e toda coligação vitoriosa. Quero desejar muito sucesso para a nova gestão em Tabira. Pela primeira vez em nossa história um gestor pega o bonde andando e isso deve ser bem melhor para Tabira. Muitas comemorações e boa sorte para todos que votaram no 14 e apostaram que “Tabira deveria seguir mudando”.
0 comentários :
Postar um comentário