sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Recife recebe Manuela ao ritmo de tambores e empoderamento feminino


Foto: Allex Araújo
Maracatu Baque Mulher deu o ritmo da chegada de Manuela ao Recife
Maracatu Baque Mulher deu o ritmo da chegada de Manuela ao Recife


"Estou aqui para prestigiar a chegada de Manuela e apoiar essa jornada, afinal as mulheres devem realmente ocupar seus espaços, principalmente na política, e o Baque Mulher está a disposição para apoiar mulheres que lutam por nossas causas e nossos direitos", afirmou a Mestra Joana D’arc, que é a única mulher a estar a frente de um maracatu de baque virado, a Nação de Maracatu Encanto do Pina.

“Não há violência ou machismo que cale meus tambores”




O Maracatu Baque Mulher foi criado em 2008, pela Mestra Joana, para valorizar o protagonismo feminino, principalmente de mulheres da comunidade do Bode e seu entorno. O grupo é composto somente por mulheres que cantam, dançam e tocam loas (canções) próprias, compostas enquanto instrumento de expressão feminina, luta e resistência pelos direitos das mulheres. As letras falam sobre feminismo, empoderamento e a luta contra a violência e preconceito, além de fazer referência à cultura negra e seus orixás. 

“Ela é de luta, eu tô com ela, para presidente eu vou votar em Manuela”. 

A recepção animada deu o tom da agenda da comunista em Pernambuco. Movimentos sociais como a União da Juventude Socialista (UJS), União Brasileira de Mulheres (UBM), União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) e a militantes do PCdoB, recém-filiados ou históricos, como Alanir Cardoso e Nevinha, fizeram questão de trazer flores para e abraços para a sua pré-candidata. Animados também com a pré-candidatura de Luciana Santos ao Senado entoavam: ‘É do sertão ao litoral, é Luciana no Senado Federal”. 


Nesta sexta-feira a agenda de Manuela tem início às 9 horas, com um debate no Porto Digital, pólo de referência em Tecnologia e Inovação no estado. Às 11 horas Manuela será entrevistada no programa Super Manhã, da Rádio Jornal e em seguida almoça com o governador Paulo Câmara e com o prefeito Geraldo Júlio, ambos do PSB. Do encontro participam ainda o ex-prefeito de Olinda Renildo Calheiros (PCdoB), o presidente do partido Alanir Cardoso, o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira (PCdoB) e a deputada Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB. 

À tarde será reservada para um roteiro de entrevistas no programa CBN Total, Rádio CBN Recife e com a mídia alternativa do estado. À noite um debate promovido pelas associações dos docentes da Universidade Católica de Pernambuco (ADUCAPE) e Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE) encerra a agenda no estado. A militância promete acompanhar todas as atividades e divulgar as ideias do PCdoB para construção de um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil. 





Do Recife: Ana Cristina Santos

Fotos: Allex Araújo

    0 comentários :

    Postar um comentário