sábado, 2 de junho de 2018

Jandira: "Saída de Parente é vitória do povo, mas pressão deve seguir"

De acordo com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a demissão de Pedro Parente na manhã desta sexta-feira (01) foi “uma vitória do povo”. Porém, ela lembrou que a pressão contra a política de preços da Petrobras deve continuar, já que uma nova gestão na direção da estatal não é sinônimo de mudança na política de preços da estatal.

Reprodução
Deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ),Deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ),
Em vídeo divulgado nesta sexta (01), a deputada Jandira Feghali lembrou que o agora ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente, ficou conhecido como o ministro do apagão durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ao encabeçar o ministério de Minas e Energia. E agora, Parente provocou o “apagão da Petrobras”. Já que fez da estatal uma agência a serviço do capital internacional e das empresas americanas e estrangeiras”.

“Foi uma vitória do povo brasileiro a demissão de Pedro Parente, mas isso ainda não quer dizer que será mudada a política de preços da Petrobras. Essa é a pressão que deve se seguir após a demissão de Pedro Parente porque a demissão dele é um primeiro passo, mas não significa que o governo mudará a sua política, [a demissão] é a fragilização desta política, mas ainda não é definitivamente a mudança”, disse a deputada.

Jandira frisou ainda que Parente seguiu com a nova política de preços da Petrobras porque houve a concordância do governo Michel Temer. 

Jandira destacou também que Temer, que está extremamente desmoralizado, prometeu uma isenção de tributos que recaí sobre as costas do povo brasileiro. Além disso, será retirado dinheiro da saúde – apenas o SUS perderá R$ 135 milhões – da educação, da segurança e de programas sociais para atender a greve.

“Ou seja, ao não mudar a política de preços da Petrobras, que é estrutural, ele [Temer] vai tirar dinheiro de políticas públicas e sociais. Então, novamente este governo vira de costas para o povo para manter o lucro dos grandes empresários, principalmente dos grandes empresários privados do Brasil e de fora. Então não podemos aceitar que as saídas para resolver as greves dentro do Brasil seja de manter o lucro de alguns grandes em detrimento da saúde e da educação”.

“Nós enfrentaremos na justiça os preços dos derivados do petróleo em uma ação popular contra o aumento do gás de cozinha nesta semana, pois as famílias brasileiras não podem continuar aguentando que o botijão de gás seja mais de R$ 100,00”.

Para finalizar, Jandira lembrou que a saída para esta situação deve acontecer também nas urnas daqui a um pouco mais de 3 meses, pois a saída é pela democracia.

Carta de demissão

Em sua carta de demissão a Michel Temer, Pedro Parente diz em trecho que “o que prometi, foi entregue, graças ao trabalho abnegado de um time de executivos, gerentes e o apoio de uma grande parte da força de trabalho da empresa”.

Sobre essa afirmação de Parente, a deputada federal disse:

“Ele [Parente] diz que prometeu e entregou e, de fato, entregou a Petrobras aos Estados Unidos e entregou a Petrobras e o petróleo brasileiro ao capital internacional e é isso não podemos mais permitir eu aconteça. Nós permitimos que o nosso pré-sal fosse exportado cru e voltasse para nós dolarizado, com reajustes e às vezes, mais de um reajuste por dia”.

Assista ao vídeo na íntegra:



Do Portal Vermelho

0 comentários :

Postar um comentário