segunda-feira, 24 de setembro de 2018

GOVERNO DE TABIRA INICIA DIÁLOGO SOBRE COLETA SELETIVA COM OS COMERCIANTES



O Governo Sebastião Dias por intermédio das secretarias de Juventude e Meio Ambiente, Administração, Obras, Relações Institucionais e Educação, em parceria com o Ministério Público e a Diaconia, iniciou, na sexta-feira, 21 de setembro de 2018, um diálogo ambiental sobre a produção e o descarte correto do lixo em Tabira, na Câmara de Vereadores com alguns comerciantes da cidade.

O Secretário de Juventude e Meio Ambiente abriu a reunião agradecendo aos comerciantes pela presença e falou da importância da coleta seletiva para reduzir o impacto ambiental no lixão de Tabira. Fez referência ao trabalho da secretaria  desenvolvido em 10 escolas do Município com o projeto “Separe o lixo da sua escola e da sua casa”, em parceria com a Secretaria de Educação e Imprensa. Prestou contas sobre o trabalho feito, em parceria com a secretaria de obras e a Diaconia no lixão de Tabira e  discorreu sobre a importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações. 

Em seguida o Prefeito Sebastião Dias falou apoiando o trabalho que se inicia com os comerciantes dizendo que os órgãos de fiscalização ambiental, depois da FPI,  hoje continuam cobrando dos governos, mas logo estarão chegando de novo à população, que também deve fazer a sua parte para evitar multas futuras.

O representante da Diaconia, Afonso Cavalcanti, fez uma retrospectiva histórica da produção de lixo no planeta e chamou a atenção para os impactos ambientais da produção de lixo que essa geração deixará para as futuras, se não fizer a coleta seletiva.

O secretário de Obras, Claudio Alves fez uma explanação sobre o trabalho realizado na coleta seletiva da produção de lixo, que hoje pode chegar 42  mil quilos por dia em Tabira e, ainda, da importância da educação ambiental, pois tem gente que joga o lixo quando o carro passa, prejudicando a limpeza urbana. O secretário também falou da forma como a sua secretaria tem organizado as solicitações de limpeza, mediante o preenchimento de um formulário de solicitação do serviço, atendido por ordem de chegada. Claudio falou manifestou ainda, na sua fala,  a intenção de organizar, com apoio do prefeito Sebastião Dias, um local para ser colocado os entulhos de obras construídas na cidade, algo imprescindível para organizar esse tipo de descarte produzido em Tabira, que hoje é colocado pela população em qualquer lugar.    

A reunião foi encerrada com o Secretário Dedé Rodrigues, atendendo a sugestão de comerciantes, para convocar a próxima reunião para um horário à noite, pela dificuldade dos comerciantes se reunirem pela manhã, pois estão ocupados em seus  estabelecimentos.  Á próxima reunião deverá ser uma audiência pública com a Promotora de Justiça de Tabira e todos os comerciantes.         








0 comentários :

Postar um comentário