terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

SECRETÁRIOS DE TABIRA E DO ESTADO DISCUTEM E DELIBERAM SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS



Por Vagner Leandro
O Secretário de Juventude e Meio Ambiente do Governo Sebastião Dias de Tabira, Dedé Rodrigues  e o Secretário do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco – SEMAS – José Bertotti, tiveram um encontro no dia 18 de fevereiro de 2019, na sede da SEMAS – Recife – para discutir sobre a pauta ambiental de Tabira e do Pajeú. Constou na pauta questões sobre:  resíduos sólidos (os lixões),  plano de resíduos sólidos,  unidade de conservação ambiental, educação ambiental e apoio aos catadores.

Segundo o secretário Bertotti, “para os municípios resolverem o problema dos lixões e se livrarem da pressão e das multas do Ministério Público, só formando consórcios para  construir aterros sanitários”, que no caso do Pajeú, provavelmente terá mais de um aterro para os 21 municípios que compõem o Cimpajeú.

O problema é que os aterros sanitários são muito caros e os municípios não têm recursos para essa empreitada. A melhor propostas que discutimos foi a necessidade de apoio técnico aos municípios que devem criar urgentemente “Unidadess de Conservação Ambiental” para, a partir delas,  receberem ICMS que custeará boa parte das despesas com a questão do lixo.   
    
Bertotti, além de se ter colocado a disposição do município de Tabira para auxiliar no que for possível, pretende abrir a discussão com o Cimpajeú propondo a necessidade de atualização do plano consorciado de resíduos sólidos, que já foi feito no passado. Para ele “isso deve reduzir custos e unir mais os municípios”.

No encontro propomos a realização de um seminário na região, que deverá ser planejado  com Tabira e  com o Cimpajeú, com diversos temas relacionados com o meio ambiente, tais como: apoio técnico para criação de Unidades de Conservação Ambiental nos municípios; atualização do plano de resíduos sólidos do Cimpajeú, educação ambiental nas escolas; parceria com a iniciativa privada com relação ao lixo; apoio aos catadores organizados, em Cooperativas e associações, através da coalizão das embalagens, entre outros temas, a depender da organização do referido evento.   







  

0 comentários :

Postar um comentário