domingo, 30 de junho de 2019

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 186

 RESUMO.
                   
DATA: 29\06\2019

FRASE 1 DA SEMANA

“Não basta que todos sejam iguais perante a lei.  É preciso que a lei seja igual para todos” Salvador Alende

FRASE 2 DA SEMANA
“O homem que não conhece a história é um menino”. Cícero –

REFLEXÃO 1 DA SEMANA

Materialismo histórico-dialético é o melhor instrumento de análise, de interpretação da realidade em curso, bem como da história. Tem outros, óbvio, mas ele é imbatível. Quando é bem estudado e compreendido. Identificar a movimentação das forças políticas/sociais (as classes e suas frações) à luz da realidade material, econômica, do duro e concreto embate na disputa pelo Poder (de modo amplo e não apenas o poder de Estado), tudo isso relacionado aos fluxos e refluxos da economia, da infraestrutura, da produção material da vida. Quem não é afeito a entender isso se ilude com qualquer coisa, estabelece lutas equivocadas, erra na tática e, principalmente, na estratégia. É fácil? Claro que não. Por isso é preciso estudar muito. Fonte: Facebook – Altair Freitas

REFLEXÃO 2 DA SEMANA

Fonte: Facebook – Altair Freitas

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA E DO PAJEÚ

 Na última sexta-feira (21) a ruas de Tabira foram contagiadas pela alegria do Arraial do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS. As comemorações se iniciaram no Centro de atendimento e, a bordo de um micro-ônibus e ao som da Sanfona afinada de Dedo de Ouro, seguiram passeio, levando alegria à todos que viam o ônibus passar.
A primeira parada do ônibus do forró do CAPS foi na Praça Gonçalo Gomes onde dançaram uma belíssima quadrilha junto de todos os que ali prestam seus serviços. A segunda parada foi no Pátio externo do Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto, onde o forró continuou firme e forte. ASCOM – Secretaria de Saúde
Por Rafaela Gomes – DRT-PE 4899


A secretaria de Juventude e Meio Ambiente finalizou a semana de atividades referentes a Coleta Seletiva do Lixo, com uma grande caminhada, na manhã desta quinta-feira, 27. Desde a terça-feira, 25, acontecem atividades alusivas ao tema.
Participaram da caminhada as crianças das escolas José Odano, Dona Toinha, Antônio Nogueira e Andréa Pires. A concentração aconteceu na Praça Gonçalo Gomes, onde houve o pronunciamento do secretário Edgley Freitas, Adilson representante da Diaconia e do poeta Zé Carlos do Pajeú. Esteve prestigiando o evento o prefeito Sebastião Dias. Fonte: Blog do Povo


A secretaria de Obras de Tabira iniciou nessa manhã de quinta-feira (27), os preparativos para começar a aplicar a camada de asfalto na Rua Alfa Albuquerque conhecida como Rua do Cemitério.
O asfalto será aplicado a partir da PE 320, ao lado da Clínica Samed, e descerá sentido Mercado Público. O desejo da gestão é que a quantidade de emulsão seja suficiente para chegar até o asfalto da Rua Rosa Xavier.
A Rua Alfa Albuquerque tem uma grande movimentação de veículos e pessoas por ser uma das principais vias de acesso para o Mercado Público e por onde passa a maioria dos cortejos fúnebres.
Essa será a quinta rua a ser beneficiada com a Usina de Asfalto comprada pelo município. Anteriormente já foram asfaltadas totalmente a Rua Desembargador João Paes e Amâncio de Siqueira. Parcialmente foram asfaltadas a Praça José Pires Sobrinho e Francisco Pires.
Fonte: Blog do Povo

Os tratores que foram frutos da emenda do deputado federal Gonzaga Patriota, com o repasse de 195 mil reais e a contrapartida de 5 mil reais da Prefeitura de Tabira, foram entregues as duas comunidades destinadas.
Na última quinta-feira, 20, foi feita a entrega do trator ao presidente da Associação dos Moradores da Conceição. No ato da entrega, um representante da MAQTARAL, empresa que venceu a licitação, ofereceu um treinamento a Jeferson Flávio.

Em nota à coluna do Magno, a secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, esclarece que o programa de restauração de estradas chegará em breve ao Pajeú, região onde está concentrada a maior artilharia de reclamações de prefeitos.
As rodovias contempladas até agora, segundo ela, totalizam 24, com serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem e recuperação asfáltica. Posteriormente, haverá a sinalização das vias.
A secretária cita alguns trechos já em obras, como a PE-275 (Sertânia até a divisa com a Paraíba); PE-360 (Floresta); PE-430 (São José do Belmonte); PE-507 (Serrita); PE-626 (Petrolina) e PE-647 (Petrolina).
Publicado em Notícias por André Luis em 29 de junho de 2019


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

6. OPERADORES DA LAVA JATO NÃO AGIRAM APENAS CONTRA LULA, MAS CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA
As informações trazidas a lume pelo The Intercept Brasil no final da tarde de ontem (9/06) confirmaram o que muitos juristas já denunciavam: que a operação Lava Jato sempre foi um arremedo judicial interessado especificamente em prender o ex-presidente Lula da Silva, custasse o que custasse em termos de malabarismos processuais. Lawfare praticado não apenas por um juiz, mas todo um corpo de procuradores da República, que não mediram esforços em confabular sobre estratégias de elaboração de teses de acusação, hipóteses probatórias, linhas de ação em audiências, até mesmo de datas de prática de atos formais, além de medidas de vazamento de informações. *Marcelo Uchôa - Advogado e Professor de Direito da Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD/Núcleo Ceará – Diálogos do Sul

7.  A IMPRENSA COMPRAVA TUDO", REVELA ASSESSORA DE SÉRGIO MORO
A assessora de comunicação da Lava Jato, Christianne Machiavelli que trabalhou na Justiça Federal de Curitiba, de onde saíam os despachos de busca, apreensão e prisão assinados pelo juiz Sérgio Moro revelou em entrevista ao The Intercept como eram distribuídas as informações à grande mídia. "Para ela, a responsabilidade da imprensa é tão importante quanto a da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça. Talvez tenha faltado crítica da imprensa. Era tudo divulgado do jeito como era citado pelos órgãos da operação. A imprensa comprava tudo".
Com informações The Intercept

8. SENADO APROVA PROJETO PARA ANULAR DECRETO DE ARMAS DE BOLSONARO...
O Senado aprovou hoje à noite, por 47 votos a 28, um projeto que anula o decreto das armas de Jair Bolsonaro (PSL), editado em janeiro para flexibilizar as normas de posse e porte de armas de fogo. O texto será remetido à Câmara dos Deputados, onde deverá ser distribuído às comissões e apreciado em plenário. Se o Congresso aprovar o projeto, o decreto de Bolsonaro será sustado. Em outras palavras, deixarão de valer itens como permissão de uso de arma de fogo por proprietários rurais em seus terrenos e o aumento de 50 para 1.000 no número de cartuchos por ano autorizados para compra, por pessoa.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/06/18/

9. MERCADO DE TRABALHO SEGUE DETERIORANDO, APONTA IPEA
A parcela de desempregados que está nessa situação há mais de dois anos avançou de 17,4% no 1º trimestre de 2015 para 24,8% no mesmo período de 2019, atingindo 3,3 milhões de pessoas. O crescimento é de 42,4% em quatro anos, segundo análise de Mercado de Trabalho divulgada nesta terça-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE. As informações são do G1, d'O Estado de S. Paulo e do Valor Ecpnômico

De 2014 a 2019, os 10% mais ricos da população elevaram de 49% para 52% a fatia da renda do trabalho, no Brasil, apesar da crise econômica vivida pelo país. Por outro lado, os 50% mais pobres, que antes da crise ficavam com 5,74% da renda do trabalho, viram esse percentual cair para apenas 3,5%, no primeiro trimestre, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) divulgado nesta segunda-feira (17) pelo jornal El Pais Brasil.

11. VEJA SE ALIA AO INTERCEPT PARA PUBLICAR VAZAMENTOS DE MORO/LAVA JATO
O jornalista Carlos Andreazza anunciou nesta quinta-feira (27) uma parceria entre o site The Intercept Brasil e a revista Veja para organizar e divulgar dados sobre a criminosa atuação do ex-juiz Sergio Moro diante da operação Lava Jato. “Acabo de informar, no @programapanico, que a revista Veja se integrará ao grupo – que já tem a Folha – que divulgará o conteúdo administrado pelo Intercept. É oficial”, tuitou o jornalista, no começo da tarde. Além de editor executivo do Grupo Editorial Record, Andreazza é colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio Jovem Pan. Seu “furo” jornalístico cai como uma bomba para Moro (hoje ministro da Justiça), os procuradores da Lava Jato e o governo Bolsonaro, que apostavam numa campanha de desmoralização do Intercept. Com a chancela da Veja e da Folha – que passarão a ser co-autoras de reportagens sobre o caso –, a grande mídia vai levar mais profissionais, melhorar a apuração e ampliar ainda mais o alcance das revelações.  Da Redação, com informações da Fórum e do Brasil 247

12. GENERAL HELENO SERÁ CONVOCADO A DAR EXPLICAÇÕES SOBRE COCAÍNA EM AVIÃO
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) ingressou nesta quarta-feira (26) com um requerimento de convocação do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, sobre a apreensão de 30 quilos de cocaína no avião presidencial que fazia escala em Sevilha, na Espanha. A mesma opinião tem a colega de bancada Jandira Feghali (RJ) para quem o governo é obrigado a explicar à sociedade e ao Congresso como que entrou no avião presidencial 39 quilos de cocaína?
“A gente se pergunta: como que 39 quilos de cocaína entram num avião da FAB? Avião precursor da comitiva do presidente da República numa viagem oficial (...) Essa é mais uma vergonha para o Brasil”, criticou.
Por Iram Alfaia – Portal Vermelho

13.  AÇÕES DO GOVERNO BOLSONARO SÃO REPROVADAS PELA MAIORIA DO POVO

Pesquisa Ibope-CNI ajuda a desfazer o mito de um presidente capaz de “governar com as massas” – e ajudará a corroer ainda mais apoio ao Planalto no Congresso. Veja, em detalhes, os números e seu significado.
O que mais desgasta o ex-capitão: O Ibope sondou, por fim, o apoio da população a políticas específicas do governo. Os resultados são um bom roteiro para guiar a ação política de oposição a Bolsonaro. Por exemplo: 59% desaprovam as taxas de juros (contra apenas 32% favoráveis), o que revela amplo espaço para denunciar a ganância dos bancos e dos banqueiros instalados no governo. O sistema de impostos é rejeitado por 61%, o que indica a popularidade de uma Reforma Tributária redistributiva. 56% estão descontentes com a Saúde (e, portanto, estão propícios a lutar contra o congelamento dos gastos sociais). 55% declaram-se insatisfeitos com a (inexistente) política de combate ao desemprego. Após as jornadas de maio, dos estudantes e educadores, 54% já rejeitam a política educacional. O único ponto em que Bolsonaro ainda tem apoio majoritário é, segundo a pesquisa, a Segurança Pública – um tema que a esquerda costuma abandonar, por preconceito. Com informações do Portal Vermelho – repercutida do Jornalista, Antonio Martins - editor do Outras Palavras. Foi fundador da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

14. É PRECISO IMPEDIR REELEIÇÃO DE TRUMP, DIZ BERNIE SANDERS
O que Donald Trump "se esqueceu de dizer" aos norte-americanos: foi desta forma que o novamente candidato presidencial democrata Bernie Sanders lançou, na internet, uma mensagem de reação ao arranque da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos.
Sanders: "Temos um presidente que é racista, sexista, homófobo, xenófobo e intolerante em termos de religião. E a sua estratégia para conquistar a reeleição é dividir o povo norte-americano com base na cor da pele, no local onde nasceu, na religião e na orientação sexual. E a nossa função é impedi-lo!"
O democrata definiu o discurso de lançamento de campanha de Trump como "uma hora e meia de mentiras, distorções e disparate total". Sanders é o segundo favorito nas sondagens, atrás do ex-vice-presidente Joe Biden, para a nomeação democrata na corrida à Casa Branca.
A informação é da Euronews

15. O EXEMPLO RUSSO: APROVAÇÃO A PUTIN DESABA APÓS REFORMA DA PREVIDÊNCIA 
Poucos meses depois de o presidente russo, Vladimir Putin, fechar seu quarto mandato, a Rússia sediou a Copa do Mundo. Era junho de 2018 e todos os olhos estavam voltados para o país. A competição terminou sem problemas – e fãs e equipes elogiaram seus anfitriões russos pela boa organização do evento.
Agora, um ano depois da Copa do Mundo, o apoio ao líder russo volta a cair às vésperas do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo – evento de vitrine e um dos projetos pessoais de Putin, que visa atrair investidores estrangeiros de volta à Rússia. Uma semana antes do início do fórum, a agência de pesquisas nacional VTSIOM publicou uma pesquisa mostrando que a confiança pública no presidente havia caído para 31,7% –seu nível mais baixo desde 2006.
Que o exemplo russo sirva de lição para o governo Jair Bolsonaro e os apoiadores de sua nefasta reforma da Previdência. Não é possível preservar a popularidade depois de tamanha perversidade.
Da Redação, com informações da BBC


A República Popular Democrática da Coreia, chamada de  Coreia do Norte, voltou a estender o tapete vermelho à China. Xi Jinping foi recebido com aparato de Estado por Kim Jong-un - há 14 anos que Pyongyang não recebia um presidente chinês.
A visita de dois dias do presidente chinês ocorre precisamente uma semana antes de Xi Jinping se encontrar com Donald Trump, na cimeira do G20.
China e Coreia do Norte têm divergências públicas com os Estados Unidos. Em plena guerra comercial entre Pequim e Washington, esta visita é vista como uma vontade de reforçar publicamente a aliança regional e capitalizá-la junto de outros parceiros.
A informação é da Euronews

17. 1% DA POPULAÇÃO MUNDIAL CONCENTRA METADE DE TODA A RIQUEZA DO PLANETA
2015 será lembrado como o primeiro ano da série histórica no qual a riqueza de 1% da população mundial alcançou a metade do valor total de ativos. Em outras palavras: 1% da população mundial, aqueles que têm um patrimônio avaliado em 760.000 dólares (2,96 milhões de reais), possuem tanto dinheiro líquido e investido quanto o 99% restante da população mundial. Essa enorme disparidade entre privilegiados e o resto da Humanidade, longe de diminuir, continua aumentando desde o início da Grande Recessão, em 2008. A estatística do Credit Suisse, uma das mais confiáveis, deixa somente uma leitura possível: os ricos sairão da crise sendo mais ricos, tanto em termos absolutos como relativos, e os pobres, relativamente mais pobres. IGNACIO FARIZA – El Pais - Madri

0 comentários :

Postar um comentário