sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

DEPOIMENTO DA VICE-GOVERNADORA DE PERNAMBUCO, LUCIANA SANTOS, SOBRE A PARTIDA DE ZEZINHO

 Não são fáceis os dias que estamos vivendo. Hoje tem sido um tanto mais difícil. Nos despedimos de Zezinho. Um baque no coração de toda a militância pernambucana, acostumada com sua presença gentil em todas as nossas atividades, sempre com muita disposição e espírito combativo.

Veterano das ligas camponesas, José Inácio está entre aqueles que participaram da reorganização do PCdoB no pós ditadura. Guerrilheiro em Goiás, nos anos 1960, enfrentou com bravura 20 anos de clandestinidade e com garra os desafios pós-redemocratização. De uma simplicidade afetuosa, conquistava todas as pessoas de seu convívio. Um companheiro curioso, disciplinado, afeto ao bom debate e a boa prosa. Como fará falta!
Lembro, em uma das minhas primeiras viagens internacionais como deputada estadual, convidei Zezinho para compor a comitiva. Fomos a Cuba, ao Festival de Cultura e Arte, acompanhados de grandes nomes da cultura pernambucana. Perceber a ilha através do seu olhar foi um aprendizado e revestiu de singularidade e encanto aquele momento.
Cada um de nós deve ter uma bela memória para compartilhar sobre nosso camarada, comunista e tricolor. E que triste que não possamos nos encontrar para partilhar essas lembranças, nos reunirmos para honrar sua trajetória que foi tão bonita. Zezinho era um incansável. Encantou-se, mas seu espírito revolucionário segue vivo dentro de cada um de nós.
Zé Inácio, querido Zezinho, presente. Hoje e sempre!

0 comentários :

Postar um comentário