sábado, 28 de maio de 2022

EM HOMENAGEM AOS ATLETAS EREFEMAAC REVIVE PARTE DA SUA HISTÓRIA

 

Por Dedé Rodrigues

Na quinta-feira, 26 de maio de 2022, a Escola de Referência Arnaldo Alves Cavalcanti fez uma linda homenagem aos atletas, campeões dos Jogos Regionais, 2022,  no Auditório da Escola. Na ocasião foram homenageados os atletas e os professores de Educação Física atuais, como Val e Zé e ainda professores como Dedé Monteiro, Teté, Nildinho, Rosa – in memoriam – Célio, Ari, Francisco (Có),  entre outros.

Foram exibidos vídeos e aconteceram diversas intervenções homenageando os atletas e a emoção tomou conta de pessoas como a Diretora Solange Almeida e o Poeta Dedé Monteiro, lembrando a sua irmã falecida, Rosa que também já dirigiu aquela escola. A nossa escola já ganhou 13 títulos regionais, ocupando o 2º lugar no histórico dos jogos regionais,  ficando atrás da primeira colocada hoje, que tem 14 títulos, escola de Afogados da Ingazeira. 

Fui convidado pela Gestora Solange para falar um pouco da importância daquele momento e aproveitei para iniciar dizendo que essas conquistas da escola se deve a um período histórico de redemocratização do país, que repercutiu positivamente na escola, com gestões mais democráticas que culminou com a criação do Grêmio Livre.

Na minha intervenção, fiz uma comparação com diversos balões pendurados acima do palco com a democracia que desejamos, pois os balões eram de diversas cores e estavam em harmonia perto uns dos outros. Uma democracia sem racismo, desigualdades sociais agudas, violência de qualquer ordem, ataque as minorias, ataques a Ciência e a educação, ataques ao patrimônio público,  subserviência estrangeira, entre outras coisas ruins que acontecem nesse país, precisa ser urgentemente defendida por todos nós que amamos a democracia, a pátria, a família e a educação laica.  

No final da minha intervenção declamei uma poesia de Dedé Monteiro, contando o início da fundação do Grêmio Estudantil, Édson Luiz, na época e também uma poesia minha que ficaram com a gestora da escola.

EM TEMPO.

Entre tantas homenagens nesse evento merece um destaque todo especial para a Banda Marcial da Escola, dirigida pelo ex-gremista,  Eduardo Amaral, que trabalha como voluntário na Biblioteca da escola, cuja Biblioteca é coordenada por  Lourdes Cesário, "Lurdinha", como é conhecida. Ela  fez uma linda homenagem a Banda com uma apresentação de dança de meninas da escola.  

 Leia abaixo a minha poesia e veja mais fotos do evento. 

POESIAS PARA OS ESTUDANTES ATLETAS

Chegamos ao segundo

Bimestre dessa jornada

Aprendendo e ensinado

Com a alma renovada. 

Mas falta mais três bimestres

Dê prazer a pais e mestres

Com a turma toda aprovada.

 

Para crescer nessa vida

Explore a inteligência,

Estude com muito afinco

Pra chegar a sapiência.

Não seja apenas mais um...

Saia do senso comum

Pra navegar na Ciência.

 

Leia tudo o que puder,

É muito importante ler,

Mas leia profundamente,

Se quiser compreender.

Procure se aprofundar,

Para  poder divulgar

Aquilo que vai dizer.

 

A nossa escola este ano

Deu um mergulho na História

Voltou ao topo do pódio

Com orgulho e muita glória. 

Parabéns aos atletas

Que bateram tantas metas

Até chegarem à vitória.

 

Parabéns aos professores

Pelo esforço e treinamento.

Parabéns aos alunos

Que torceram cem por cento.

Meus parabéns à gestão

E aos colegas de plantão

Por todo apoio ao evento. 

 

Meus parabéns ao ”esporte”

Que brilha em nome do amor!

Que a paz em tempos de “guerras”

Possa curar tanta dor.

Que ao invés de munições

Mandem pra todas nações

Uma tonelada de flor.

 

Dedé Rodrigues














 

 

 

 

 

 

 


 

0 comentários :

Postar um comentário