Em trechos do seu
romance “A mais longa duração da juventude”, Urariano Mota reflete sobre o
caráter dos lutadores contra a ditadura brasileira.
por Urariano Mota
Publicado 31/03/2023 07:15 | Editado 31/03/2023 14:48
Eu estava refletindo há pouco e vi
que o admirador reflete o seu caráter nas pessoas que ele admira. O caráter dos
ídolos está no admirador. Ainda que este não realize os grandes feitos dos seus
ídolos, essa admiração revela o homem que os admira. Assim, quem eleva
Mussolini ao posto de grande homem, é fascista ou simpatizante de fascismo. Na
sua admiração se revela. Quem admira Marx é uma pessoa comunista ou de esquerda
ou democrata. E quem admira Machado de Assis e seu dicionarista José Carlos Ruy, assim como eles
gostaria muito, se Deus fosse camarada, de fazer obra semelhante. E quem, numa
escala miserável e medíocre, admira Bolsonaro, assim como o criminoso revela a
própria ignorância e fascismo.
Essas reflexões me vêm a propósito do
caráter dos lutadores contra a ditadura brasileira. E para não me alongar,
destaco trechos do meu romance “A mais longa duração da juventude”, cujo título
é uma promessa que espero ter, numa felicidade, quem sabe talvez, realizado.
Aos trechos:
“Selene continua:
– Mas o que são as dificuldades para
a vitória do socialismo, companheiro?
– Fale baixo, companheira – Célio
sussurra, entredentes, atrás.
Selene o encara, na iminência de lhe
enviar um raio. Mas sufoca a fulminação, e sem lhe responder continua num tom
menor:
– O que são nossas dificuldades
frente ao heroísmo do vietcongue?
Então eu, como um pequeno-burguês
convertido ao novo evangelho, à pregação apaixonante da revolução pergunto já
conquistado:
– O que posso fazer?
Selene me olha e responde rápido:
– Me pague uma sopa.
Peço e pago uma. E mais uma cerveja
para nós. Mas ao chamar o garçom, Célio intervém:
– Eu troco minha cerveja por uma
sopa. Pode ser?
– Claro, pode – e me digo: ‘foi-se
embora meu cinema de sábado’.
Ao chegar a sopa, densa, de macarrão
e carne, Selene a aplaude. O garçom sorri para a mocinha esfomeada. Ela também
sorri para o garçom. Então, com a colher que vai ao prato e volta em
brevíssimos intervalos de tempo, ela nos fala, deliciada:
– Sem sopa não há revolução…
Então a advogada Gardênia anotará da
entrevista com Vargas: ‘Ele era um tipo romântico, ingênuo’. O que isso queria
dizer? Ali na sala está corporificado para ela: de braços abertos, Vargas protege
a companheira e a filha. No diário da advogada: ‘eu conversei com ele que
fugisse, ao que ele se negou dizendo que isso não faria, porque zelava pela
segurança da filha e da esposa’. E Vargas, na defesa sem armas, na imaginada
que pode dar às pessoas do seu extremado carinho, registra o diário da
advogada: ‘Eu pedi que ele deixasse a criancinha sob meus cuidados. Ele me
falou que não ia levar Nelinha para uma aventura, porque ela era uma pessoa
frágil, e seria também assassinada. Aí era pior, porque a menina ficaria órfã,
sem ninguém’.
Nesse ponto flagramos a pessoa, a
coragem e terror de Vargas: a consciência de que será morto. Mas não só morto a
tiro, de bala. Morto depois de intensa tortura e sofrimento. Aqui entra o ponto
nevrálgico, ele sabe que não demora ser brutalizado, se continuar no Recife.
Mas não deseja que a sua mulher o acompanhe, na hipótese de fuga ou adiamento
da execução. Se ele é o condenado, por que atrair, dividir o inferno com quem
ama?
– Fuja, fuja, Vargas. O momento de
escapar é agora – fala a advogada.
Mas ele, o homem ‘romântico ingênuo’,
não quer. À distância podemos ver a lógica fria do heroísmo em lugar do
romântico, penso. A advogada Gardênia lhe atribui a qualidade de romântico
porque ele defende de modo absoluto a integridade física da companheira. Um
caso de paixão de enamorado, talvez. E acrescenta o ingênuo, porque ele se nega
a receber o oferecimento prático do mundo real, a saber: fugir, salvar-se, para
depois em segurança avaliar o estrago que deixa. Mas não estamos preparados
para ver a grandeza no instante em que ocorre. Ou melhor, só vemos o grande
quando ele nos impacta de modo bárbaro. Por exemplo, Gregório Bezerra sendo
espancado a golpes de ferro na cabeça pelas ruas do Recife. Na sua altiva
resistência vemos. Mas não enxergamos que o heroísmo vem antes da tragédia. Na
decisão que antecede o desfecho não vemos a grandeza. O próprio Vargas, naquela
hora em que abre os braços no apartamento de Gardênia, nada vê de excepcional.
Ele apenas age para defender pessoas do seu amor, age apenas por justiça. Não
levará para a desgraça a companheira querida e sua Krupskaia. Não permitirá que
corram riscos maiores que viver com um ‘terrorista’. E ameniza a própria
bravura com uma fórmula prosaica:
– Talvez eles nem me peguem agora. É
tempo de eu vender livros pedidos pelas escolas. Com o dinheiro da comissão, eu
fujo. Entendeu, doutora? Mas fique com os meus documentos. Se a situação
apertar, já estão com a senhora
Aperta a mão da advogada e sai. Desce
pelas escadas para melhor refletir, como se no tempo entre o quarto andar e o
térreo houvesse um acréscimo de vida. E vem parando nos trechos intermediários,
a retardar a sua hora, até alcançar a portaria e sair para a Rua Sete de
Setembro. Agora, é o mundo real sem mais discussão filosófica. E o real são
ele, Daniel e Fleury…….
O horror das mortes em 1973 é o
retrato do seu último instante físico. Não é justo resumir uma vida humana
assim. Sobre um animal sentimos a brutalidade: ‘O novilho continuava lutando. A
cabeça ficou pelada e vermelha, com veias brancas, e se manteve na posição em
que os açougueiros a deixaram. A pele pendia dos dois lados. O novilho não
parou de lutar. Depois, outro açougueiro o agarrou por uma pata, quebrou-a e
cortou-a. A barriga e as pernas restantes ainda estremeciam. Cortaram também as
patas restantes e as jogaram onde jogavam as patas dos novilhos de um dos
proprietários. Depois arrastaram a rês para o guincho e lá a crucificaram; já
não havia movimento’. Se essa infâmia narrada magistral por Tolstói nos fere
quando pensamos no gado, o que diremos de pessoas no matadouro?
Penso em Vargas e seu sacrifício, o
heroísmo que ninguém notou. Morto como mais um boi, gado abatido qualquer. Se
não lhe comemos a carne, comemos a sua grandeza, porque o defecamos em nova
brutalidade. Onde está Vargas, onde buscar Vargas? Ele está na sala da advogada
Gardênia, quando ela lhe propõe a fuga, que corra e suma antes de ser morto, e
ele se nega porque Nelinha era muito frágil? Ele está no ônibus, quando luta
febril ao vislumbrar a sua última hora, da qual possui a certeza, e para ela
caminha ainda assim? ‘Nelinha está salva’, ele se fala. ‘Ela continuará a
viver. Ela e a minha filhinha continuam. Venham, malditos’. E nisso, ao
expressar também a crueza do seu isolamento, pois não estava ‘organizado’, sem
vínculo direto com organização clandestina, onde buscar o terrorista Vargas?
Desta maneira ele ficou adiante, conforme o viu a advogada Gardênia:
‘Vargas, que eu conhecia muito,
estava também numa mesa, estava com uma zorba azul-clara, e tinha uma
perfuração de bala na testa e outra no peito. E uma mancha profunda no pescoço,
de um lado só, como se fosse corda, e com os olhos abertos e a língua fora da
boca’. Vargas teria sido puxado por corda para o matadouro? Aos bois partem o
rabo, rompem a cartilagem, para assim ele arremeter para o lugar onde o
sangram. A homens arrastam? Nos laudos da ditadura, não há uma narração da dor.
Mentirosos, chegam a ocultar a causa mortis, ao esconder lesões, ao eufemizar a
barbárie. Tudo que falam é uma adaptação do cadáver à fraude da repressão
política. É nessas circunstâncias que cresce o valor do depoimento da advogada,
que testemunhou e preencheu as lacunas, o vácuo dos laudos tanatoscópicos:
‘Soledad estava com os olhos muito
abertos, com expressão muito grande de terror. A boca estava entreaberta e o
que mais me impressionou foi o sangue coagulado em grande quantidade. Eu tenho
a impressão que ela foi morta e ficou algum tempo deitada e a trouxeram, e o
sangue quando coagulou ficou preso nas pernas, porque era uma quantidade
grande. E o feto estava lá nos pés dela, não posso saber como foi parar ali, ou
se foi ali mesmo no necrotério que ele caiu, que ele nasceu, naquele horror’.
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