A reunião que houve na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti no dia 05 de março de 2013, alem de abordar as questões administrativas da escola, foi abordado também o plano de lutas do SINTEPE.
No início da reunião foi apresentado um documentário com as realizações da escola no ano passado, discutido com os pais as questões internas e no final foi apresentado um slide sobre a importância da família na escola.
Representando o SINTEPE a professora Eliane Marques explicou aos presentes sobre a campanha salarial do ano de 2013. Ela informou que no dia 13 deste mês o sindicato vai sentar com representantes do governo para discutir três pontos importantes: aula- atividade, o Plano de Cargos e Carreira e a implantação do Piso Salarial. Eliane ainda informou aos presentes que no Plano de Lutas da CNTE está previsto uma parada nacional para os dias 23, 24 e 25 de abril em defesa da implantação do piso em todo território nacional. No dia 24, disse ela “haverá audiência pública em todas as Câmaras de Vereadores do Brasil, inclusive em Tabira, para a discussão desses temas relacionados à educação”. Ela finalizou pedindo o apoio dos pais para essas lutas.
LEIA ABAIXO POR QUE É IMPORTANTE A SOCIEDADE APOIAR A LUTA DA CNTE E DO SINTEPE DOS DIAS 23, 24 E 25 DE ABRIL.
Reforçando as palavras de Eliane eu tentei responder a seguinte pergunta: Por que é importante os pais, os funcionários e os estudantes apoiarem as lutas do SINTEPE? Na minha resposta eu disse: a gente vive em uma sociedade conflituosa, logo os interesses de patrões e empregados, no geral, são conflitantes. Isso também vale, respeitando as diferenças, para os interesses dos funcionários da educação e os interesses dos governos. Discutir aumento de salário, por exemplo, é um problema. O diálogo e as negociações são prioridades, mas a greve tem sido um recurso muito importante quando a conversa não resolve. As conquistas que hoje temos na educação, tais como: escola “gratuita”, fardamento, merenda, livro didático, aula atividade, formação continuada, notebooks, computadores, retroprojetor multimídia, microfone, assistência médica, bônus, causas judiciais ganhas, tabletes, o piso salarial nacional etc. São produtos das lutas dos trabalhadores organizados nos sindicatos e não simplesmente um presente de um governo ou de outro. Todas as conquistas que temos beneficiam direta e indiretamente toda sociedade tabirense, pernambucana e brasileira. Não haverá nação desenvolvida sem uma educação de qualidade. Para a gente ter uma educação de qualidade é preciso conquistar ainda, entre outras coisas: o cumprimento nacional do piso salarial, o Plano de Cargos e Carreira, mais tempo e material para a formação individual do professor, salas de aulas climatizadas e com menos alunos, internet banda larga gratuita para todos, mais democracia nas escolas e na sociedade, 10% dos recursos do pré-sal para educação e, por ai vai... Como o leitor percebe há uma relação direta entre uma educação de qualidade e uma nação desenvolvida, por isso, para que todos sejam beneficiados, devem apoiar e participar, na medida do possível, das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação dos dias 23, 24 e 25 de abril, bem como, das audiências públicas que ocorrerão nas Câmaras de Vereadores no dia 24 de abril. O homem se liberta pela educação, pela união pela organização e pela luta.
0 comentários :
Postar um comentário