Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:
Ninguém acha que é possível dirigir o Brasil como se fosse
um grêmio estudantil ou uma associação de moradores.
Quem dirige o país, no Executivo, não pode tudo. Há que se
respeitar a famosa “correlação de forças”. Isso é evidente.
Mas é evidente também que aqueles que ocupam o centro do
governo (ainda mais se representam forças que historicamente lutaram por
mudanças estruturais do Brasil) têm a obrigação de lutar para que a correlação
de forças se altere e permita mais e mais reformas.
O governo Dilma, nesse sentido, é um equívoco completo.
Concentrada em derrubar os juros e enfrentar os setores financeiros (associados
ao monopólio midiático e à classe média tradicional, esses setores compõem o
principal núcleo opositor ao governo petista), Dilma abriu mão de qualquer
mexida na Comunicação. Abriu mão de disputar hegemonia e de lutar para mudar a
correlação de forças. Nessa e em outras áreas.
A “Ley de Medios” foi enterrada. Bernardo (amigo das teles)
e Helena (amigona da Globo) mandaram recados: tudo deve ficar como está na área
da Comunicação. Dilma começou o governo preparando omeletes na Ana Maria Braga.
Foi ao convescote da família Frias (dona da Folha) e ainda lançou a frase
brilhante: “controle da comunicação só se for o controle remoto”.
Agora, está aí o resultado. A velha mídia transformou as
manifestações de rua (que eram contra aumento de ônibus e contra a violência
policial) numa grande “festa cívica” cujo alvo era (e é) Dilma. A pesquisa
Datafolha (por mais que desconfiemos do instituto da família Frias) é a
demonstração de que a mídia quebrou os ovos e prepara-se pra transformar o
governo Dilma num omelete: bom/ótimo recuaram de 57% para 30%.
Sinto-me à vontade para falar porque comentei nesse mesmo
tom quando Dilma tinha 70% ou 80% de popularidade. Naquele tempo, trancada no
palácio com marqueteiros e ministros medrosos, Dilma acreditou (?!) que tudo
era uma questão de “gestão técnica”.
Aqui trecho do que escrevi em setembro de 2012, em “A Ilusão
de um acordo com a mídia”:
A turma que cuida da Comunicação no governo Dilma parece
dividir-se em duas: uma tem medo da Globo e da Abril, a outra quer garantir
empregos na Globo e Abril quando terminar o mandato.
Dilma segue popular. Mas a base tradicional lulista está
ressabiada. A velha mídia e os tucanos perceberam a possibilidade de abrir uma
cunha entre Dilma e o lulismo. A estratégia é simples: poupa-se Dilma agora,
concentra-se todo o ódio no PT e em Lula. Com PT e Lula fracos, ficará mais
fácil derrotar Dilma logo à frente.
A presidente, pessimamente aconselhada na área de
Comunicações, parece acreditar na possibilidade de uma “bandeira branca” com a
mídia. Não percebe que ali está o coração da oposição.
O primeiro texto sobre a escolha “centrista” de Dilma
escrevi em fevereiro de 2011, logo que o governo começou. PT rumo ao centro e
oposição na UTI:
Dilma capturou a simpatia (real? duradoura?) de setores da
mídia que estiveram fechados com Serra durante a campanha. Faz o mesmo em
relação à política internacional (menos “terceiro-mundista” do que Lula, como
comemora a “Folha” em editorial nessa sexta-feira). E já há sinais de que o
governo pode abandonar a proximidade estratégica que mantinha com movimentos
como o MST.
As Rebeliões de Junho – ainda sem um desfecho claro –
colocam Dilma e esse PT dominado pelo pragmatismo numa encruzilhada. Os tempos
dos acertos de bastidor acabaram. A era dos Vacareza e Bernardos já era. Agora,
é guerra aberta. E a disputa está nas ruas.
Sob a batuta da velha mídia, que pauta ruas e redes
dominadas pela classe média, o Plebiscito da Dilma pode levar à vitória de
bandeiras que interessam aos conservadores: voto distrital e rejeição do
financiamento público de campanha. Podem apostar: Globo, Veja e classe média
vão berrar nas telas e nas ruas que voto em lista e financiamento público são
chavismo!
Dilma fará o que? Vai preparar um omelete com Ana Maria? Vai
mandar o Bernardo falar na Veja?
Helena e Bernardo são os condutores de uma política que
inundou com dinheiro público a empresa de comunicação que é acusada de
sonegação milionária. Mesma empresa que, se pudesse, transformaria Dilma e Lula
em dois omeletes.
A atual conjuntura mostra um governo relativamente
fragilizado. Verdade que governadores tucanos e lideranças como Aécio não
parecem ser a alternativa em 2014. Mas há outras. O conservadorismo é matreiro.
E conta com aliados fortes no campo internacional. Os Estados Unidos estão
loucos para botar o Brasil no velho trilho.
Se o país caminhar para a confrontação e abrir-se uma
temporada de “caça ao lulismo”, Serra vem aí. Podem apostar. Ele é o
“anti-Lula”. Desgastado, sem apoio interno no PSDB – mas com bons amigos na
mídia, nos bancos e no exterior – obteve 45% dos votos.
Do outro lado, há Lula e um patrimônio político ainda
importante. Mas vai falar através de quais canais? Qual controle remoto Dilma e
Lula pretendem usar agora?
Para a esquerda, não há saída a não ser a radicalização do
quadro político. Isso não significa jogar ao mar o “centro”. Mas significa ter
disposição para luta aberta. É preciso isolar a direita e o conservadorismo.
Paralisada e apegada às tentativas de acordos, Dilma será engolida pelos
“profissionais”. Se o governo e o lulismo saírem da toca para o confronto,
correm também risco de derrota. Mas não há outra escolha.
Inação e acordos de gabinete = derrota certa da
centro-esquerda em 2014.
Mobilização e Política com “P” maiúsculo = uma chance para
nova vitória da esquerda em 2014.
Essa nova vitória, se vier, terá que ser fruto de um novo
acordo de forças, que reflita o novo momento do país. Será outra esquerda, com
outra composição. Outro governo. É preciso lançar ao mar as Helenas, os
Bernardos e os gatos gordos do petismo.
Os tempos são outros. Não está escrito em lugar nenhum
(muito menos nessa pesquisa do DataFolha) que o lulismo estará derrotado em
2014. Mas, para ganhar, terá que ser outro lulismo. E terá que ser outra a
esquerda.
A direita, meus amigos, vem babando. E ela não costuma fazer
omeletes na cozinha do inimigo quando ganha a parada.
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