quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

EDGLEY FREITAS TEM RAZÃO: “É LAMENTÁVEL A FORMA COMO A REDE GLOBO MOSTRA A NOSSA QUERIDA CIDADE DE TABIRA, O ESTADO DE PERNAMBUCO E O BRASIL”.


Por Dedé Rodrigues.

O nosso amigo Secretário de Cultura de Tabira Edgley Freitas resumiu com estas palavras na rede social à decepção sobre a prioridade na programação da Rede Globo em relação à Tabira, Pernambuco e ao Brasil: Diz ele: “Eles só mostram MISÉRIA, SECA, FOME, O POVO COMENDO PALMA (o que era mentira), ACIDENTES e tudo o que não presta!”

Diz um velho ditado que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.  Pois bem, o nosso Blog, pioneiro no Pajeú na crítica ao monopólio dos meios de comunicação no Brasil, particularmente a Rede Globo, tem escrito e repercutido diariamente matérias com críticas à programação política, ideológica e alienante da mídia golpista no Brasil. Tudo leva a crer que acabamos de conquistar um aliado importante em Tabira, Edgley Freitas.


Eu já ouvi também outra frase, não me lembro do autor, que dizia mais ou menos assim:  “é mais fácil ser revolucionário quando a revolução bate a porta do que ser revolucionário em tempos de paz”, pois neste caso, é preciso ter conhecimento, perseverança e consciência política suficiente para ter a paciência histórica”. Muitos bons revolucionários desistem dos partidos e da política alegando falta de motivação, burocracia excessiva das elites partidárias, falta de apoio etc. Estas dificuldades da política corriqueira, nós encontramos também no combate ao monopólio midiático no Brasil. São poucos os meios de comunicação que usamos para esta resistência heroica. Não é fácil persistir neste combate pela democratização da mídia, pois ela é parte indissociável da ampliação da democratização no país no rumo do socialismo, para aqueles,  que como eu, luta por outro tipo de sociedade. Porém,  resistir é preciso.

Eu lembro também que o camarada Antônio de Dú, meu parceiro no Blog, quando postou as primeira matérias criticando a manipulação da Rede Globo, não faltou quem saísse em defesa   deste monopólio da comunicação no Brasil. Não é de se estranhar já que os brasileiros e os tabirenses alienados são doutrinados e bombardeados diariamente pela grande mídia com mensagens ilusórias, idealistas e fantasiosas. Valorizar o supérfluo, dar destaque as notícias que alimentam o sensacionalismo é mais rentável e chama mais a atenção no momento.  São as leis do capitalismo que norteiam a programação da grande mídia.  Isto aliena as pessoas, pois um povo consciente não aceitaria nem este tipo de comunicação, nem muito menos, este tipo de sociedade.  Mas parece que as coisas começam a mudar.  
Vale destacar a conclusão do desabafo do nosso amigo Edgley quando ele diz:    
“Vamos vetar essa manipuladora de mostrar essas matérias que só colocam a nossa cidade pra baixo”. VC QUE AMA ESTA TERRA, COMPARTILHE , VAMOS MOSTRAR A NOSSA INDIGNAÇÃO. E é pq tem um TABIRENSE fazendo parte dessa empresa manipuladora, imagine se não tivesse?

É isso aí Edgley, estou repercutindo parte da sua indignação, que também é minha, com estes humildes acréscimos, para defender mais uma vez a necessidade da democratização da mídia no Brasil de cima a baixo. Este ano de 2014 será muito importante para avançarmos nesta batalha. Diversos países como; argentina, Uruguai e Inglaterra já conseguiram tornar a comunicação de lá mais democrática.

No Brasil em torno de 10 famílias ditam a programação, o modo de produção, os valores e as regras pelos meios de comunicação para as demais. Em Tabira, por exemplo, praticamente três famílias controlam as rádios locais e só tem uma Rádio que permite a todas as correntes políticas ideológicas, culturais e religiosas terem um programa diário ou semanal para veicularem seus pontos de vistas sobre as pessoas e o mundo que defendem.  A nossa querida Rádio Tabira FM. 


Digo mais uma vez que não é fácil travar esta batalha desigual pela democratização da mídia no Brasil, mas tudo depende da evolução política, do nível de consciência do povo tabirense e do povo brasileiro. Como nós somos seres em evolução, como bem salientou Darwin em sua obra “A Evolução das Espécies” e, como a luta pela ampliação da democracia no Brasil é uma necessidade histórica da classe trabalhadora, eu acredito nesta luta e pretendo ter paciência histórica para continuar batalhando por este objetivo até a vitória.     

0 comentários :

Postar um comentário