segunda-feira, 31 de março de 2014

MINISTRO VISTORIA OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO EM SERTÂNIA‏ E O BLOG TABIRA NOTÍCIAS ESTAVA PRESENTE

Por Antonio de Dú e Vagner Leandro:
Na última quinta-feira, dia 27 de março de 2014, o Ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, fez vistoria das obras de transposição do Rio São Francisco no trecho que passa por Sertânia. O Governo Federal iniciou a construção do único túnel para transporte de água do Eixo Leste que terá três quilômetros de extensão e conduzirá a água do Rio São Francisco de Pernambuco até a Paraíba. Com conclusão prevista para 2015, a estrutura faz parte da Meta 3L do empreendimento, localizada entre Sertânia (PE) e Monteiro (PB), que conta com aproximadamente 400 trabalhadores - mais de 70% de Sertânia - que atuam ao longo dos 35 quilômetros de extensão. São 176 equipamentos em operação.





Além de fiscalizar as atividades, o ministro também se reuniu com representantes das empresas construtoras e supervisoras nos canteiros de obras para cobrar mais agilidade e o aumento na contratação de pessoal. Ainda neste semestre, cerca de 2000 trabalhadores serão contratados para acelerar os trabalhos no trecho que passa por Sertânia.

A transposição - Com mais de 2,9 mil máquinas em funcionamento, o Projeto de Integração do Rio São Francisco emprega, atualmente, 9,5 mil trabalhadores ao longo das obras. Formado por dois canais que somam 477 quilômetros lineares, a Integração do Rio São Francisco também envolve a construção de 14 aquedutos, nove Estações de Bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água. O projeto vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Prefeito Guga Lins e o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti acompanharam a comitiva do Ministro, além da Imprensa e outras autoridades. O Radialista/Blogueiro Vagner Leandro acompanhado de Elder (filho do Blogueiro Antônio de Dú) participaram também da comitiva.


Esta é mais uma obra do Governo Federal que está mudando a realidade do Nordeste e, particularmente, do nosso sofrido e querido Sertão.  Ainda tem gente que acha que este ciclo de mudança com Lula e Dilma acabou. Ainda bem que são poucos os que pensam assim.    


















































0 comentários :

Postar um comentário