Por Dedé Rodrigues
No dia 31 de julho de 2014 diversos professores das diversas
áreas do ensino da região do Pajeú foram convidados pela Editora Moderna para
uma capacitação no Hotel Brotas em Afogados da Ingazeira sobre o livro didático
que será adotado pelas escolas este ano. Os professores na foto pertencem a diversas áreas e a capacitação ficou sob a responsabilidade do Professor de
Geografia Carlos Pamila de Jaboatão dos Guararapes que começou perguntando: vocês traçaram uma rota de fuga quando entraram neste local? Quais são os cinco
princípios da Geografia.
O professor começou falando sobre os cinco princípios da
Geografia que são: Extensão, analogia, causalidade, atividade e conexão. Foi
importante conhecer os significados sobre estes princípios geográficos e também
saber que a Geografia é dinâmica, está em evolução e todos eles têm relação. Logo me lembrei da dialética que pode ser
empregada em qualquer disciplina para relacionar as suas partes e mesmo entre
as disciplinas para imprimir um diálogo entre elas.
Diversos questionamentos foram feitos pelo professor formador
na área de Geografia: quais são as expectativas de aprendizagens que dialogam
com o livro didático? Por que a escolha
do eixo temático? O que é cartografia? Por
que usar globos e mapas em nossas aulas? Interpretar um mapa faz alguma
diferença em nossas vidas? Qual é a importância dos mapas nas aulas de
Geografia? De que forma podemos levar os nossos alunos a perceberem a leitura e
a importância dos mapas?
A formação que tivemos, além de debatermos a importância da
relação das expectativas de aprendizagens com o livro de didático, foi destacada
também a contextualização dos conteúdos, a necessidade do diálogo entre as
disciplinas no momento da problematização com os alunos que dão significados
aos conteúdos que ensinamos.
A seguir você vai conhecer um exemplo prático dos princípios
geográficos com o estudioso do assunto
Edinaldo Medeiros da UFPE.
Os Princípios da Geografia
Estimado leitor,
Neste texto falarei
um pouco sobre os princípios da geografia, são eles: Extensão, analogia,
causalidade, atividade e conexão. Os mesmos foram criados pelo geógrafo francês
Paul Vidal de La Blache, que trouxe grandes contribuições para geografia
mundial.
Começarei pelo
princípio da extensão, que diz respeito a localização de um determinado
fenômeno/acontecimento. Pegarei como exemplo a fome, um problema que atinge
milhões de pessoas em todo mundo. Digamos que farei um estudo sobre este tema
na cidade do Recife, ao dizer isto, estou delimitando uma área e
consequentemente, utilizando o princípio citado neste parágrafo. Porém não
vamos confundir o Recife (cidade), Com o Grande Recife, pois este diz respeito
a toda região metropolitana que engloba 14 municípios.
O princípio da
analogia corresponde a uma comparação entre
fenômenos/acontecimentos. Ao
estudarmos a questão da fome na cidade do Recife (Pernambuco) e compararmos a
mesma com a fome em Salvador (Bahia), estaremos utilizando este princípio.
O princípio da
causalidade corresponde às causas de um fenômeno/acontecimento, ou seja, ao
estudar a fome na cidade do Recife e chegar-se a conclusão que suas causas
principais são má distribuição de renda, ausência de pessoas qualificadas para
assumir determinadas funções e o aumento nos preços dos alimentos, estamos
utilizando este princípio.
O princípio da
atividade diz respeito ao estudo de um fenômeno/acontecimento desde suas
origens, ou seja, através de uma pesquisa de todo contexto histórico referente
ao tema, no caso, a fome.
O princípio da
conexão diz que os fatos não podem ser estudados de maneira local, e sim,
interlocal. Se estudarmos a questão da fome na cidade do Recife, e compararmos
com as capitais de diferentes estados, perceberemos que a fome no Recife (PE)
tem ligação com a fome em Salvador (BA), que tem ligação com a fome em
Fortaleza (CE), que tem ligação com a fome em Natal (RN), e assim por diante.
Fazendo isto estaremos conectando os fatos e complementando nossa pesquisa.
Neste texto falei um
pouco sobre os princípios geográficos, conceituando e exemplificando cada um
deles. Espero que tenham gostado e conto com o comentário de todos,
atenciosamente,
Elinaldo Medeiros e sou estudante do curso de graduação em
geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Blog Mundo Geográfico - 2011
1 comentários :
Os princípios nao foram "TODOS" criados por La Blache..
Friedrich Ratzel (EXTENSÃO);
Carl Ritter e Paul Vidal de La Blache (ANALOGIA);
Jean Brunhes(CONEXIDADE)
Alexander Von Humboldt(CAUSALIDADE)
Jean Brunhes(ATIVIDADE)
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