Por Reginaldo Moraes, no site Brasil Debate:
Em 2010, dez dias antes do primeiro turno, os institutos de
pesquisa percebiam que Dilma tinha grande chance de vencer ainda no primeiro
turno. Os operadores do PSDB, em campo, perceberam a dificuldade de ganhar
votos para Serra.
O PSDB injetou recursos na campanha de Marina e a oposição
conseguiu provocar um segundo turno. A lição ficou: para chegar viável a um
segundo turno, a oposição teria que oferecer um cardápio de opções mais variado
no primeiro.
Em 2014, Eduardo Campos foi bastante estimulado ou mesmo
empurrado a lançar sua candidatura. Marina entrou nessa chapa, já que não
conseguira viabilizar seu próprio partido, a Rede. Mas a cabeça de chapa estava
errada, do ponto de vista do apelo eleitoral.
Campos criava uma brecha no eleitorado nordestino, mas não
seduzia nada mais no resto do País. Sua candidatura não decolava. Mas seu
avião, sim, infelizmente para ele.
O acidente providencial (nas palavras de Marina) produziu o
que os acordos de bastidores não conseguiam: um novo ambiente para a disputa e
tornou viável um segundo turno.
Outra surpresa estava à porta, porém: Marina cresceu além da
conta e se tornou a opção primeira (e não apenas auxiliar) da oposição. Setores
do PSDB vislumbraram uma composição inesperada: Marina ganha, o PSDB vai na
garupa e “ajuda a governar”.
Mas os fatos iriam mostrar que era difícil chegar a essa
composição, superando os apetites dos dois lados. Aécio precisava bater em
Marina – ou pelo menos acreditava nisso.
E bateu, associando-a ao PT, ao “mensalão” e ao amadorismo.
De fato, na solução que alguns tucanos adotavam, ele teria um papel ridículo –
seria o coadjuvante a ser prontamente descartado com a vitória da candidata do
PSB.
Marina mostrou suas enormes fragilidades, derretendo a cada
declaração sua ou de seus principais auxiliares. E as pesquisas, confiáveis ou
não, forneceram a Aécio algum gás para sonhar com a possibilidade de uma
virada.
A comparação dos mapas de votação de primeiro e segundo
turnos evidencia que o PT acertou em bater na Marina e, assim, escolher Aécio
como adversário em um segundo turno. Dilma ganhou alguns milhões de votos entre
os eleitores de Marina, o suficiente para manter-se à frente.
Imaginemos o que ocorreria se Marina fosse o adversário no
segundo turno. O PSDB teria apoiado Marina desde o primeiro momento. Seria
muito difícil, para Dilma, tirar votos de Marina ou avançar entre eleitores de
Aécio. Marina seria favorita para um segundo turno.
Assim, ao que parece, o PT acertou em liquidar Marina
previamente. E os eleitores de Aécio foram demasiado apressados ou gulosos –
julgaram suficiente a rejeição ao PT e pensaram que o tucano, mesmo vazio,
seria suficiente para uma vitória.
Porém, quanto mais se tornava conhecido, mais Aécio ficava
vulnerável. Ao final da campanha, sua taxa de rejeição era bem superior à de
Dilma. Inclusive no seu estado, uma derrota que o destruiu completamente.
Derrotada, Marina viu-se na condição de apêndice necessário,
mas não suficiente, de Aécio. Vencido, Aécio tem que retornar ao Senado e
convencer seu partido e aliados a sustentá-lo como “candidato natural” em 2018,
tarefa não tão simples, como se percebe pela movimentação ardilosa de seus
companheiros de partido.
Resta a vencedora, Dilma. Os “mercados” que a ela se opunham
também se reacomodam e buscam uma coabitação que lhes convenha. Querem domar o
governo, já que não conseguiram derrubá-lo – injetar ideias, equipes,
políticas.
O “não mercado”, organizado em partidos de esquerda (não
apenas o PT), sindicatos, movimentos sociais, tenta recuperar o terreno que
perdera, o entrelaçamento com as massas populares.
Para além dos 30 milhões de eleitores que votam
sistematicamente na direita e na esquerda, há uns outros 80 milhões de
oscilantes. E milhões de não eleitores sistemáticos, que se colocam à margem do
voto, mas não necessariamente da política.
Dois eixos políticos para mudar o quadro atual
Vejamos o cenário. Temos as correntes políticas, organizadas
em partidos, sindicatos, movimentos. E temos uma massa de opiniões que não
estão nessas organizações.
Entre esses dois mundos, existem os mecanismos de formação
de opinião, ou de pré-formação, de condicionamento homeopático de valores e
ideias.
Não estamos falando apenas de meios de comunicação e seus
canais mais explicitamente políticos, como revistas, jornais e telejornais.
Devemos incluir nesses mecanismos os canais de entretenimento e sedução – o
jornalismo esportivo e policial, sibilinamente políticos, a novela, a série, o
programa humorístico, os talk shows intoxicantes.
Esse é um campo em disputa. Se governo popular quiser ter
alguma viabilidade, precisa deixar de alimentar a mídia adversária e criar
condições para a emergência de uma mídia popular. Não há razão para manter os
atuais níveis de gastos do Executivo e das empresas estatais em publicidade
institucional contraproducente.
Mas não é apenas a mídia! Além da mídia, existe a modelagem
cotidiana, a pressão da vida diária, o modo como as pessoas ganham o pão, uma
pressão permanente, que condiciona mentes e corações.
O subsolo dos valores neoliberais, individualistas, é uma
vida cotidiana marcada pela privatização, pela “mercadorização” de tudo – em
planos de saúde, escola paga, transporte, moradia, luz e água.
A vida diária privatizada faz a cabeça, mais do que mil
sermões. Ela cristaliza concepções anti-Estado, supostamente “meritocráticas”.
A vida socializada é sua contrapartida, a presença cotidiana
e visível do Estado, contrastando com o mercado. E é por aí que a esquerda tem
chance de conquistar milhões de corações que perdeu. Investindo em políticas
públicas – e abandonando a ideia de que os serviços públicos precisam funcionar
à maneira do mercado. Mudando a vida e não apenas a imagem da vida que a mídia
ou conjuntos de mídia difundem. Voltaremos a esse tema.
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