quarta-feira, 4 de novembro de 2015

RESUMO DO PROGRAMA TABIRA EM TEMPO Nº 30

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO Nº 30

DESTAQUES DA SEMANA  DE TABIRA, DO PAJEÚ E DE PERNAMBUCO


1 - PC DO B DE TABIRA ESTÁ REALIZANDO A CONFERÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES 

(PROGRAMA REALIZA DIVERSAS ENTREVISTAS HOJE)


2. SUBSECCIONAL OAB DO PAJEÚ SE PREPARA PARA ELEIÇÃO

Publicado em 31 de outubro de 2015 por Felipe Marques  

douglas-1Encabeçada pelo candidato Douglas Passos, a chapa daSubseccional Afogados da Ingazeira da OAB, foi formada esta semana. A entidade abrange a área do Alto Pajeú. A eleição acontecera no dia 19 de novembro.

Além de  Douglas Passos, candidato a  Presidente, a chapa ainda tem o advogado Toscano (Vice),  Steno Ferraz (Secretario Geral), Elizabete Leite (Secretaria Adjunta) e Edivonaldo Macedo (Tesoureiro).  O nome da chapa é “O avanço continua”.

3. PREFEITO DE TABIRA SEBASTIÃO DIAS TEM ENCONTRO COM GOVERNADOR PAULO CÂMARA


por Bruna Verlene 

O prefeito de Tabira, Sebastião Dia Filho (PTB) teve na sua agenda da semana, quarta, dia 28, um encontro no Palácio Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, encontro com o governador Paulo Câmara.

O encontro foi agendado pelo deputado estadual, Antônio Moraes, e na oportunidade o gestor tabirense solicitou agilidade na liberação dos recursos do FEM 2014, uma vez que o município não recebeu a parcela para conclusão das obras de pavimentação. Assim poderia receber as parcelas para execução do plano de trabalho do FEM 2015.

O prefeito Sebastião Dias avaliou como positiva a reunião. –“Foi um bom momento, aproveitei o encontro para apresentar ao governador diversos pontos que poderão melhorar a vida da população tabirense. Também solicitei agilidade na liberação dos recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios – FEM para podermos concluir nosso plano de trabalho.” Concluiu o prefeito.
Enviado por Assessoria de Comunicação


4. SEBASTIÃO DIAS ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA D. TOINHA
Publicado em 26 de outubro de 2015 por Bruna Verlene   

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB), esteve na manhã de segunda-feira, dia 26, assinando a ordem de serviço para construção da escola D.Toinha.

Diversos segmentos representativos da sociedade tabirense, em especial educacional, alunos, professores, funcionários, pais, mães e responsáveis presenciaram o momento solene.
Enviado por Assessoria de Comunicação

5. AFOGADOS E SÃO JOSÉ DO EGITO, ENTRE OS MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO NOVOS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Escrito por Marcello Patriota

Municípios pernambucanos receberão 29 médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as vagas ociosas e solicitadas pelas Prefeituras, foram preenchidas por profissionais brasileiros com registro no país.

De acordo com o Blog PE Noticias, na nova relação apenas dois municípios do sertão do Pajeú receberão profissionais: Afogados da Ingazeira e São Jose do Egito.

6. GOVERNO RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 56 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

por Felipe Marques

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (MI), reconheceu, através de portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (28), que 56 municípios pernambucanos e mais 326 municípios de cinco estados estão em situação de emergência devido à estiagem e seca.

Em sua maioria, os problemas ocorrem nos estados do Nordeste como Pernambuco (56), Paraíba (170) e Ceará (150). Outros municípios da Bahia e de Minas Gerais também sofrem com as estiagens. Já os municípios do Paraná podem solicitar o auxílio por conta de problemas com enxurradas e chuva de granizos.

Para pedir ajuda às ações de socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, os municípios precisam enviar um plano detalhado de respostas para que os recursos de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres sejam repassados.

DESTAQUES DA SEMANA PELO BRASIL


7. FRENTE BRASIL POPULAR SE UNE A ESTUDANTES PARA GRANDE MARCHA DIA 13

A Frente Brasil Popular, que reúne entidades do movimento social como CTB, CUT, UNE, MST, entre outras, realizará marcha em Brasília no próximo dia 13 de novembro, em defesa da democracia, por mudanças na política econômica, reformas estruturantes e por mais direitos. A marcha acontecerá simultaneamente ao 41º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), entre os dias 12 a 15 de novembro.

É o movimento popular no Brasil contra o golpismo e contra o retrocesso.

Por Dayane Santos Do Portal Vermelho

8. CRISE MUNDIAL CHEGA AO OITAVO ANO E NÃO DÁ SINAIS DE DIMINUIR

A crise mundial foi debatida no seminário Crise Mundial do Capitalismo e Desafios do Desenvolvimento Brasileiro, promovido nesta segunda-feira (26) pela Fundação Maurício Grabois, em São Paulo

Na abertura do seminário Crise Mundial do Capitalismo e Desafios do Desenvolvimento Brasileiro, a deputada Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, ressaltou os aspectos internos e externos da crise e apontou medidas para que o país volte a crescer.

Ao abrir o seminário, Luciana Santos ressaltou que a crise mundial chega a seu oitavo ano, atingindo em grande medida os países em desenvolvimento e desenvolvidos, agravando a desigualdade social e elevando as taxas de desemprego. “Dados da OIT prognosticam que nos próximos quatro anos o mundo terá 11 milhões de desempregados a mais. Assim, em 2019, 219 milhões de trabalhadores não terão emprego”, citou.

Segundo ela, o núcleo do problema está na lógica financeira, rentista, que segue no comando dos Estados nacionais da maioria dos países, sobretudo do centro capitalista. “De ‘posse’ desses Estados, aplica políticas para salvaguardar os ganhos fabulosos dos conglomerados financeiros e jogar o ônus da crise sobre os ombros dos povos, dos trabalhadores”, disse Luciana.

A dirigente comunista reconheceu a existência de erros na condução da política econômica no Brasil, a exemplo da manutenção de elevadas taxas de juros. E defendeu que os problemas na economia e na política decorrem também do fato de o país não ter conseguido avançar em reformas estruturantes. Ao mencionar vários dados relativos à economia, Luciana lamentou o fato de que, pela primeira vez, a participação da indústria no PIB estará aquém dos dois dígitos – aproximadamente 9% em 2015.

A deputada enumerou uma série de medidas defendidas pelo PCdoB, como a tributação das grandes fortunas e heranças, a realização de uma reforma tributária progressiva e a redução da taxa de juros. Segundo ela, é preciso falar do pós-ajuste, para criar um outro clima, e investir na retomada do crescimento, entre elas, em uma política industrial, avançar no programa de exportação brasileiro e mudar a política de metas fiscais estabelecendo bandas a serem cumpridas em um período maior.

Por Joana Rozowykwiat, do Portal Vermelho


9. EM ENTREVISTA À CNN, DILMA APONTA AMEAÇAS À DEMOCRACIA

Em entrevista concedida à emissora norte-americana CNN, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que as tentativas da oposição de abertura de um processo de impeachment representam uma ameaça à democracia brasileira.

Dilma lamentou que a polarização política das eleições de 2014 tenha continuado com a mesma intensidade após sua vitória, indicando falta de maturidade nas relações da oposição com o governo.

“Temos que ter muito cuidado com isso porque ainda temos uma democracia, eu diria, adolescente”, disse a presidenta na entrevista que foi exibida neste domingo (25) pela emissora norte-americana e gravada no final de setembro, durante a passagem da presidenta por Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU.

A entrevista ressaltou a história de luta da presidenta contra a ditadura e os anos em que foi presa e torturada. Dilma salientou que se considera parte da trajetória do Brasil da ditadura à democracia, enfatizando que o importante foi sair de experiências duras como a tortura “sem ódio”.

Sobre a economia, Dilma enfatizou que o “maior valor que nós conquistamos nesse período foi transformar o Brasil numa economia de classe média com um grande mercado consumidor”. Ela salientou que na última década 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza e 40 milhões ascenderam à classe média.

Dilma voltou a afirmar que a crise econômica que passa o país é uma travessia que embora seja uma “experiência dolorosa”, a crise deve ser usada para avançar nas reformas que serão decisivas para o crescimento.

Do Portal Vermelho, com informações de agências

10. ANTES INVESTIGADOS, BANCOS E MÍDIA CELEBRAM MUDANÇA DE FOCO DA ZELOTES

A Operação Zelotes foi desencadeada no dia 28 de março deste ano tendo entre os crimes investigados tráfico de influência, corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Até agora, as investigações apontam que 74 processos tributários podem ter sido fraudados, provocando um prejuízo de aproximadamente R$ 21,6 bilhões aos cofres públicos, montante muito superior aos valores apurados nas investigações da Operação Lava Jato.

Por Dayane Santos

A explicação está no fato de que empresas como o Grupo RBS, afiliada da Rede Globo, a Gerdau, os bancos Bradesco, Santander, Safra, Pontual e Bank of Boston, as montadoras Ford e Mitsubishi e um grupo de outras grandes corporações estão entre as investigadas pela suspeita de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para anular multas tributárias milionárias.

O site O Cafezinho teve acesso a um documento de 494 páginas da Polícia Federal contendo nomes dos suspeitos de envolvimento no esquema do Carf, entre os quais Edison Pereira Rodrigues (ex-presidente do Carf nomeado por FHC), Meigan Sack Rodrigues (filha do Edison), Jorge Victor Rodrigues (caso Santander e Safra), Lutero Fernandes do Nascimento, Eduardo Cerqueira Leite (caso Bradesco), Jeferson Ribeiro Salazar (caso Santander), José Teriju Tamazato (caso Santander e Bradesco), Mário Pagnozzi Junior, João Inácio Puga (ex-diretor do banco Safra), Wagner Pires de Oliveira (caso JS Safra), Jorge Celso Freire da Silva (caso Santander), José Ricardo da Silva (centro das investigações), João Batista Gruginski (caso Gerdau), Adriana Oliveira e Ribeiro (caso Gerdau), Silvio Guatura Romão, Ezequiel Antonio Cavallari e Alexandre Paes dos Santos (lobista).

“Por que os envolvidos com o sistema bancário não foram alvo de prisão temporária? Por que a busca e apreensão na empresa do filho do Lula se não houve busca e apreensão nas empresas que, segundo a PF, fraudaram o Carf?”, questiona Miguel do Rosário, editor do site.

Do Portal Vermelho

11. EM MENOS DE TRÊS ANOS, PETROBRAS TRIPLICA PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL

A produção de poços de petróleo do pré-sal triplicou em menos de três anos. A informação é da diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes. Segundo ela, o aumento da produção veio acompanhado pela eficiência operacional da companhia tendo atingido 92,4%, na média dos últimos três anos.

Não disseram que os Governos Lula e Dilma tinham quebrado a Petrobras? Absurdo!

Do Portal Vermelho, com informações dea agências

12. LULA RECHAÇA A CAMPANHA DE ÓDIO
Do site Vermelho:
Em discurso na reunião do Diretório Nacional do PT, nesta quinta-feira (29) em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou – para desespero da oposição – que não se abate com a campanha de criminalização e de ódio promovida contra ele.

“Serão três anos de pancadaria, mas eu vou sobreviver”, garantiu. “Tem uma coisa que aprendi: enfrentar a diversidade. Podem ficar certos: eu vou sobreviver. Não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que têm”, completou.

13 OPERAÇÃO: ZELOTES. ALVO: LULA         

Por Jeferson Miola, no site Carta Maior:

A Operação “Zelotes”, uma alusão da Polícia Federal ao “deus cioso”, investiga um esquema de corrupção no âmbito do Carf [Conselho Administrativo de Recursos Fiscais]. O Carf é o órgão público que recebe e julga recursos de contribuintes - pessoas físicas e empresas - relativos a pendências e dívidas fiscais e previdenciárias.

Bem, o fato é que a Operação Zelotes investiga a associação formada por mega-empresas com funcionários públicos para a prática do crime de sonegação fiscal e previdenciária. De acordo com estimativas iniciais, somente nos últimos 8 anos [esqueçamos a pilhagem praticada por eles em 507 anos], esta associação criminosa lesou o erário em mais de 19 bilhões de reais, igual à metade do déficit do orçamento de 2016.

Pois bem, apesar da magnitude do escândalo que deveria ser investigado na Operação Zelotes, o condomínio policial-jurídico-midiático de oposição conseguiu a proeza de construir uma variante em paralelo: alegam supostas negociatas entre o governo Lula e a indústria automobilística para a aprovação de benefícios fiscais àquele setor. Na falta de qualquer elemento concreto contra Lula, não hesitaram em implicar nesta trama o filho dele.

Qual a alegação? Que a empresa de marketing esportivo pertencente ao filho do Lula, que foi criada em 2011 – portanto, 2 anos após a concessão de benefícios fiscais ao setor automobilístico – em 2014 [5 anos depois] recebeu 1,5 milhão de reais por serviços prestados a uma empresa envolvida nas fraudes no Carf. Qual o nexo entre a empresa do filho do Lula e a Zelotes? Nenhum, a não ser o fato de ser o filho do Lula.
Para eles, Lula não pode sobreviver; tem de ter ser morto, tem de ser aniquilado, porque ele não pode voltar em 2018!

14. MOVIMENTOS OCUPAM A PAULISTA CONTRA RETROCESSO E PEDEM: FORA CUNHA!

Mulheres, ativistas LGBT, estudantes e trabalhadores ocuparam a Avenida Paulista nesta sexta-feira (30) para protestar contra o projeto de lei (PL 5.069/13) transforma em crime contra a vida o anúncio de meios, substância, processo ou objetos abortivos.

A manifestação, que fechou os dois lados da Paulista, também reivindica a saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor da proposta, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento num esquema em que teria recebido US$ 5 milhões de corrupção na Petrobras. O valor é o mesmo que o Ministério Público da Suíça denunciou à Justiça brasileira que estavam depositados em contas secretas no país, em nome do presidente da Câmara. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o esquema, Cunha negou que tivesse contas na Suíça. Em sua denúncia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede que ele devolva US$ 80 milhões.

O texto do PL, aprovado no dia 21 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 37 votos a 14, ainda criminaliza e cria penalidades para quem induz, instiga ou auxilia um aborto. a proposta também prevê que a mulher precisará fazer o procedimento policial, antes do atendimento médico.

“Este ato é contra o PL 5.069, que burocratiza o processo, pois, em vez de a pessoa ir receber tratamento médico, ela primeiro tem que fazer um boletim de ocorrência. Isso é uma crueldade com a vítima, que está fragilizada e precisa de amparo. A maioria das pessoas não concorda com o tipo de postura que ele (Cunha) tem, não só em relação aos desvios (de dinheiro) e à conta na Suíça, mas quanto à atitude dele, que é muito retrógrada”, disse a estudante de história Luisa Lima de Moraes.
Do Portal Vermelho, com informações de agências

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

15. CHINA AVISA EUA: MAIS UMA PROVOCAÇÃO PODE CAUSAR GUERRA

O comandante Naval da China, almirante Wu Shengli, avisou o chefe das Operações Navais dos EUA, almirante John Richardson, que qualquer "ato perigoso e provocativo" da Marinha dos EUA poderia desencadear a guerra no Mar do Sul da China.

"Se os Estados Unidos continuarem com esse tipo de ações perigosas e provocativas, certamente poderia aparecer uma situação séria e muito tensa entre as forças da linha de frente de ambos os lados no mar e no ar. Mesmo um pequeno incidente poderia desencadear a guerra".


Fonte: Sputnik

0 comentários :

Postar um comentário