terça-feira, 29 de março de 2016

América Latina se mobiliza em defesa da democracia brasileira


Nesta quinta-feira (31) milhares de brasileiros sairão às ruas de todo país para defender a legalidade e a democracia. Diferente da mobilização realizada no último dia 18, desta vez, a luta contra golpe atravessará as fronteiras e mobilizará também os povos irmãos do continente. 


Paulo Pinto
Manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 18 de marçoManifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 18 de março
Em vídeo, o movimento Conexões em Luta convoca todos os povos da América Latina para sair em defesa da democracia porque “o golpe é contra a integração”. “O golpe contra a democracia brasileira é o golpe contra a integração da América Latina, contra o nosso direito de sonhar, contra nosso direito de integrar, de construir juntos a possibilidade do impossível”. 


No vídeo, militantes de diversos países, entre eles Argentina e Colômbia, destacam os avanços obtidos na última década depois de séculos de exploração. Neste novo processo democrático, progressista, trabalhadores, mulheres, camponeses, negros, jovens e indígenas passaram a ocupar espaços de decisões coletivas, este é um dos tantos direitos que precisam ser defendidos.

“Há mais de 200 anos da independência, os povos latino-americanos, divididos por ditaduras militares e econômicas, se reuniram para reviver um velho, e sempre novo, sonho de integração e soberania. Pessoas diferentes começaram a ocupar posições nas instituições públicas. Pessoas diferentes de um continente desconhecido, esquecido e desterrado da sua própria identidade.”

Os ativistas destacam ainda que “avanços sociais sem precedentes aconteceram na última década, e a integração regional avançou mais rápido do que a própria articulação da União Europeia. Entretanto, muitos erros têm sido cometidos e uma década não foi suficiente para transformar contradições históricas de dependência e desigualdade. A democracia é o maior patrimônio social, e é o único caminho para estruturar garantias sólidas de justiça, emancipação e igualdade”.

Por todos estes motivos, os movimentos sociais da América Latina convocam o povo para sair às ruas e dizer “Golpe nunca mais”.

Assista ao vídeo:
 


Do Portal Vermelho

    0 comentários :

    Postar um comentário