sábado, 25 de fevereiro de 2017

ESCOLA ARNALDO ALVES PROMOVE PALESTRA COM OS ALUNOS SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Por Dedé Rodrigues

A Equipe Gestora da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti juntamente com o Grêmio Estudantil promoveram uma importante palestra na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti com os profissionais da Secretaria de Saúde de Tabira,  os Fisioterapeutas Edson e Amanda e a Nutricionista Jéssica  sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência para os estudantes daquela entidade, no dia 24 de fevereiro de 2017, no Auditório José Rufino da Costa Neto,  Dedé Monteiro. O nosso blog fez a cobertura e tirou fotos.


Nesse momento que precede o carnaval, a palestra se torna  ainda mais importante, haja vista o número crescente de jovens que começam a vida sexual ainda na adolescência. A palestra, segundo a nutricionista Jéssica, “tem o intuito de conscientizar os jovens sobre várias doenças sexualmente transmissíveis que podem ser evitadas, principalmente agora no carnaval”.  O segredo para a realização do ato sexual com segurança é usar a camisinha, não compartilhar  toalhas e  seringas que foram usadas por outras pessoas.

Jéssica ainda chamou a atenção para os jovens procurar fazer exames preventivos todo ano e tratar a doença que for detectada no início. 
Uma notícia importante dada por Jéssica foi sobre a vacina do HPV  fornecida pelo SUS gratuita,  principal componente contra o câncer de útero, para meninas de 9 a 12 anos.  Ainda conforme ela, vai ter também vacinas para meninos e, fora dessa faixa de idade, a vacina custa 500, 00  o que mostra a importância do SUS na vida das pessoas mais carentes.  

A Fisioterapeuta Amanda, além de mostrar algumas mudanças que ocorrem no corpo dos jovens na adolescência, explicou a importância do uso das camisinhas  masculina e feminina para a prevenção, além de tirar dúvidas sobre a pírola do dia seguinte, que só deve ser usada no último caso e,  praticamente uma vez só nada vida. “Esse problema da prevenção é tão sério que já houve até amputação de pênis em Tabira”, concluíram os palestrantes. 








0 comentários :

Postar um comentário