segunda-feira, 27 de março de 2017

MONTEIRO E TABIRA: A ESPERANÇA DE GRANDES MOBILIZAÇÕES CONTRA AS REFORMAS DO GOLPISTA TEMER


Por Dedé Rodrigues

Reflexão da semana n. 97



Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Primeiramente fora Temer! O grande ato de inauguração popular da Transposição do Rio São Francisco no dia 19 de março de 2017, em Monteiro na Paraíba,  que deve ter reunido mais de 100 mil pessoas em Monteiro, segundo organizadores do evento, com as presenças de Lula\Dilma\Luciana Santos, entre outras autoridades do país,  pode ter sido a retomada das grandes manifestações populares vividas no passado pelos sertões à fora, conforme registra fontes históricas. Nesse ato Tabira não ficou de fora e fez também história naquele evento Paraibano. Em um momento no qual duas reformas: a trabalhista e a previdenciária podem levar o Brasil a uma escravidão moderna, esse ato, com as grandes manifestações de ruas dos grandes centros urbanos, podem ser a luz que falta no fim do túnel para revertermos esse quadro.  Leia mais abaixo e veja 260 fotos exclusivas do nosso blog.

 Os Sertões desse país tem muitas histórias já contadas, o fenômeno do Cangaço, a Guerra de Canudos, as manifestações religiosas na época de Padre Cícero, entre outros, retratam períodos de lutas e resistências à miséria causadas pelos governos dos coronéis, algumas delas mobilizando grandes contingentes de pessoas com características messiânicas, mas também de lutas políticas e sociais contra as injustiças e por transformações. 
 
Provavelmente o ato em Monteiro na paraíba,  embalado pelo grande ato no país do dia 15,  naquela quarta-feira,  pode ter sido o pontapé inicial de grandes mobilizações nos rincões do Nordeste contra a agenda regressiva de Temer, particularmente a reforma da Previdência em pauta e a reforma trabalhista, esta já aprovada na Câmara dos Deputados. Digo isso sem deixar de reconhecer que o peso maior dos atos contra Temer é nos grandes centros urbanos, mas faço aqui a defesa da necessidade de um olhar mais carinhoso das nossas lideranças políticas e sindicais do país para essa região sertaneja, pois ela na história foi muito esquecida pela maioria dos governantes, com as exceções, particularmente de Lula e Dilma. Por que não promover atos de lutas também em cidades polos do Nordeste com a presença de Lula? Penso que está aí um importante reforço para derrubar Temer!

 No caso de Tabira cabem três destaques: o primeiro é que, apesar de ser uma cidade pequena de Pernambuco em população é rica em história de lutas, cultura e criatividade. Os partidos da esquerda, como o PT e o PC do B, entre outros, o Sindicato Rural e a brava juventude da UjS (União da Juventude Socialista) lotaram dois ônibus, além de centenas de pessoas que foram de carros para encontrar Lula naquela cidade da Paraíba.

O segundo destaque foi a participação do Prefeito de Tabira Sebastião Dias, depois que foi apresentado por um dos locutores do evento como  “um dos maiores poetas do Brasil. Sebastião,  além de apoiar o nosso ato, foi quem fez praticamente a abertura do evento em Monteiro na Paraíba, sendo a primeira autoridade a falar recitando um verso sobre a esperança do povo do Sertão com a transposição do Rio São Francisco trazida por Lula.

O terceiro destaque  foi a participação de um grupo Jovem chamado UJS ( União da Juventude Socialista de Tabira), que se destacou em todo ato gritando o “fora Temer” e o tradicional olê! Olê! Olá! Lulá! Lulá! Sendo filmado, com muitos espaços para fotos e até entrevista com a imprensa.  Esse grupo, ainda pequeno demostra o quanto a vanguarda é importante num movimento de resistência, particularmente nos grandes centros urbanos e nas cidades polos dos rincões esquecidos por esse governo golpista.  

Diante do quadro atual, aprovação da terceirização irrestrita na Câmara de Deputados,  que vai tirar os direitos trabalhistas e a tramitação da reforma da previdência,  que vai acabar com muitas aposentadorias,  a esperança precisa está associada à luta do povo! Se o povo continuar indo para as ruas e aumentando em quantidade a gente derruba os golpistas e sua cambada, representantes da elite vira-lata desse país e quem sabe, derrotaremos também as reformas trabalhistas e previdenciária elegendo Lula em 2018 e uma maioria de deputados que não despreze tanto o povo como a maioria dessa bancada atual que está em Brasília! A juventude da UJS está apontando o rumo, o povo precisa seguir lutando.  Fora Temer!







































































































































































































































































0 comentários :

Postar um comentário