sexta-feira, 2 de junho de 2017

SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE PARTICIPA DA FECIART DA ESCOLA ARNALDO ALVES


Por Dedé Rodrigues
 
No dia 02 junho de 2017 aconteceu a FECIART (Feira de Ciência e Artes da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti) nos dois turnos, manhã e tarde. Os projetos esse ano tiveram como tema central os Biomas e muitos projetos foram apresentados sobre o meio ambiente, tais como: Jogos Ecológicos, Química Ambiental: uma ciência em transformação,  Alternativa de convivência na Caatinga, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, Plantas Medicinais e Animais em Extinção, Amazônia, A Extinção da Fauna e da Flora na Caatinga, Cerrado: Fauna e Flora, Animais da Caatinga e o nosso projeto, Separe o Lixo da Sua Escola.  Muito conhecimento foi repassado para o público por esses projetos dos nossos queridos alunos e professores, mas o objetivo dessa matéria é apresentar o nosso projeto e mostrar que com apenas três sacos plásticos a gente pode reduzir o impacto ambiental que o lixão causa em nosso município. Leia abaixo mais informações e veja mais fotos do nosso blog. 



O nosso projeto foi feito com os alunos do 2º Ensino Médio C que pesquisaram e criaram diversas alternativas de transformação do lixo para mostrar que, além da pessoa adquirir uma economia a mais com essas ações,  ela também  protege  o meio ambiente. Eles apresentaram a reciclagem que vira arte; a importância dos 3 rs (reduzir, reutilizar e reciclar); como se faz sabão do óleo usado que as pessoas  jogam na pia; o descarte correto do vidro, das pilhas e das baterias. Apresentaram ainda a campanha "Adote o seu copo" para substituir o copo plástico; a separação do lixo em três partes com banner produzido pela Secretaria de Juventude e Meio Ambiente. Abaixo você ler o projeto da Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, adaptado pelos alunos à Escola Arnaldo Alves.
   

 PROJETO: SEPARE O LIXO DA SUA ESCOLA

JUSTIFICATIVA:

 O projeto se justifica porque todos os bens da natureza – a terra, a água doce, as florestas, as sementes, a biodiversidade – enfim os biomas - estão sendo afetados pela ação do homem no modo de produção atual. Vivemos neste planeta interligado. Não há uma espécie sequer que viva por conta própria e totalmente isolada. “Os animais dependem da fotossíntese das plantas para atender as suas necessidades energéticas; as plantas dependem do dióxido de carbono produzido pelos animais, bem como do nitrogênio fixado pelas bactérias em suas raízes; e, todos juntos, vegetais, animais e micro-organismos regulam a biosfera e mantém as condições propícias à preservação da vida”.


 
 Em Tabira o terreno do lixão da Prefeitura que recebe o nosso lixo mede aproximadamente 08 (oito) hectares.  Esse espaço está quase todo ocupado pelo lixo que é colocado a céu aberto.  Todos os dias 5 carros coletam e despejam em média 06 (seis) toneladas cada um, que multiplicadas por 05 (cinco) pode chegar a 30 toneladas dos nossos resíduos sólidos e orgânicos no local prejudicando o meio ambiente. São 30 mil quilos de lixo por dia.
 As nossas escolas municipais também produzem lixo orgânico, boa parte dele, já tem uma pessoa que pega para dar o descarte correto, como é o caso da Escola Arnaldo, mas o lixo do banheiro e o lixo não reciclável é preciso a gente conhecê-lo para colocá-lo separado dos outros. Já os resíduos sólidos, ou o lixo seco, boa parte dele é reciclável, pode ser reaproveitada, tem gente em Tabira que vive disso. 

 OBJETIVO GERAL:

O projeto tem como objetivo geral sensibilizar a equipe gestora, profissionais da limpeza, profissionais da merenda, professores e alunos para adquirirem o hábito de separar o lixo nessa escola, cujo hábito,  poderá estender-se a casa de cada um, reduzindo a quantidade de resíduos sólidos e orgânicos no lixão de Tabira.

 OBJETIVO ESPECÍFICO:

O projeto tem como objetivo mostrar que com apenas 3 (três) saquinhos plásticos ou 03 (três) recipientes específicos todas as pessoas que fazem parte dessa escola podem  adquirir o hábito diário de separar o lixo  contribuindo com a saúde pública no presente e preservando o  futuro das novas gerações.




 VEJA O LIXO QUE NÓS PRODUZIMOS POR DIA: (EM TORNO  30 MIL QUILOS QUE SÃO JOGADOS NO TERRENO DO LIXÃO).




 COMO VOCÊ PODE REDUZIR ESSE IMPACTO AMBIENTAL?



 RESPOSTA: SEPARANDO O LIXO NA ESCOLA E NA SUA CASA.
 Primeiro passo:

ATENÇÃO: NÃO MISTURE O LIXO RECICLÁVEL (SECO) COM O LIXO ORGÂNICO  E NEM COM O LIXO DO BANHEIRO:

COMO? VOCÊ PRECISA DE APENAS TRÊS SACOS PLÁSTICOS OU TRÊS RECIPIENTES:
 1º COLOQUE NO PRIMEIRO SACO  RESTO DE COMIDA, CASCAS DE FRUTAS E LEGUMES.

2º COLOQUE NO SEGUNDO  SACO OS RESÍDUOS SÓLIDOS:  PLÁSTICOS, PETI, PAPÉIS ETC.

3º COLOQUE NO TERCEIRO SACO O LIXO NÃO RECICLÁVEL:  ( O LIXO DO BANHEIRO) PAPEL HIGIÊNICO, ABSORVENTE, FILTRO DE CIGARROS, COPOS DE PAPEL, COTONETES ETC.



Foto do Galpão que o Governo Municipal, em parceria com a Diaconia,  está próximo de entregar a Associação dos catadores,  reduzindo um pouco o sofrimento deles. Na foto, eu e alguns alunos da Escola Arnaldo  visitamos o Lixão com apoio da Secretaria de Ação Social.
  


Fotos da FECIART 2017:


















































































































Abaixo toda equipe do 2º Ensino Médio C envolvida no Projeto "Separe o Lixo da Sua Escola.




Agradecemos os apoios do Governo Municipal, da gestão da Escola Arnaldo, dos visitantes  e dos alunos do 2º Ensino ,Médio C.

0 comentários :

Postar um comentário