domingo, 25 de novembro de 2018

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 163




RESUMO.
                      
DATA:  25\11\2018

PENSAMENTO DO DIA

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existe um explícito recorte na sociedade brasileira no mercado de trabalho quanto a raça/cor, escolaridade e sexo.
Ana Luíza Matos de Oliveira*

COMBATE DO DIA A IDEIA RETRÓGRADA  

O posicionamento favorável de Vélez ao período da repressão militar foi rechaçado pela candidata a vice-presidente no último pleito, Manuela D’Ávila (PCdoB). “Não, Ministro. Não há o que comemorar no Golpe de 64. Temos que apenas que conhecer suas barbaridades, para que algo daquele tipo nunca mais aconteça”, escreveu Manuela em sua conta no Instagram.

REFLEXÃO POLÍTICA DO DIA
Que o mundo caiu já sabemos. Que nossas riquezas estão sendo entregues a preço de banana para o grande capital já temos provas. Que a nossa diversidade não será respeitada já percebemos. Que não foi pela corrupção isso está claro como a água. Que eles querem é que pobre morra não temos mais dúvidas. Mas o que ainda me surpreende é essa ignorância. Por mais que esteja lidando com ela diariamente, a imbecilidade ainda me pega de surpresa. Elika Takimoto em:  O novo ministro e a "educação doutrinadora"

FRASE DO DIA
 “É impossível existir igualdade em um país em que seis pessoas detêm o equivalente à riqueza de 100 milhões de brasileiros”.   João Pedro Stedile – MST- criticanco a enorme desigualdade econômica e social do Brasil.


NO QUADRO COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE O QUE POVO PRECISA OU DEVERIA SABER HOJE SOBRE A REFORMA DA  PREVIDÊNCIA DE BOLSONARO



NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE AS AÇÕES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE DA SECRETARIA. COMO ESTÁ A PAUTA AMBIENTAL EM TABIRA PROFESSOR?


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA E REGIÃO

Diversas escolas de Tabira comemoraram o dia Consciência Negra. As informações que temos é que as escolas Municipais, José Odano e Adeildo Santana e a escola  estadual Arnaldo Alves Cavalcanti comemoraram em grande estilo, com oficinas, teatro e debates esse importante dia que ainda retrata o preconceito de cor no Brasil. Por Dedé Rodrigues


A Escola Arnaldo Alves Cavalcanti – Tabira – PE,  comemorou o dia da Consciência Negra no dia 22 de novembro de 2018. Na ocasião, com apoio da Equipe Gestora, GRE, alunos e professores ocorreram exibição de filmes, teatro, oficinas e debates. No Auditório da escola,  Dedé Monteiro, se apresentaram para debater com os alunos os professores, Genildo Santana, Claudio Marcelo, o Johw, Joel Mariano, presidente do Conselho de  Desenvolvimento Rural Sustentável, Alice Moura,Comunidade do Quilombola do Travessão do Caroá e os organizadores dos debates no Auditório, eu, Iraci e o professor Marcos Vinícios. Fonte: Blog Tabira Notícias

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DO BRASIL

3. O OBSCURANTISMO SE ALOJA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A confirmação do nome do colombiano Ricardo Vélez Rodrígues como ministro de Educação do governo Jair Bolsonaro é o epítome da interferência do conservadorismo fundamentalista nas políticas educacionais e um prenúncio das dificuldades que vêm pela frente.
Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, cujo nome havia sido ventilado antes, foi barrado pela bancada evangélica por ser “progressista demais”. A nomeação representa o alojamento do obscurantismo no Ministério da Educação. E, como o obscurantismo não é democrático, não aceita o diálogo, pode-se afirmar que a educação no Brasil não será mais educação; será perseguição, repressão. 
Por Táscia Souza*
Fonte: Portal Vermelho


4. STF DEVE DERRUBAR LEIS QUE TENTAM IMPLANTAR ESCOLA SEM PARTIDO
A tendência do STF (Supremo Tribunal Federal) é derrubar as leis que tentam implantar a Escola Sem Partido em cidades e estados do país.
Nas liminares que concedeu suspendendo as leis, o ministro Luís Roberto Barroso já disse que elas têm “o propósito de constranger e de perseguir aqueles [professores] que eventualmente sustentem visões que se afastam do padrão dominante”. Fonte: Revista Fórum

5. CINCO MINISTROS DE BOLSONARO SÃO OU FORAM ALVO DE INVESTIGAÇÃO
Dos 13 ministros já anunciados pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para compor seu governo em 2019, cinco são ou já foram alvo de investigação. Luiz Henrique Mandetta (DEM), Tereza Cristina (DEM), Onyx Lorenzoni (DEM), Paulo Guedes e Marcos Pontes estiveram enquadrados em denúncias que envolvem, no geral, ganhos financeiros irregulares. Fonte: O Povo


6. BOLSONARO NÃO DIALOGA COM NORDESTE, DIZ FLÁVIO DINO
Uma campanha sem debate resultou numa transição sem projeto para o Brasil. É o que diz o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para quem até agora o futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) não dialogou com os mais pobres e nem apresentou planos para essa camada da população.
“Na campanha, não houve um debate sobre os problemas reais do Brasil. Isso está se evidenciando agora nessa transição, em que fica claro que não há sequer um programa. É uma transição muito desorganizada, muito desencontrada”, afirmou Dino ao programa Faixa Livre, da Rádio Bandeirantes no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (22).
“Nenhum de nós sabe precisamente o que vai acontecer para que haja crescimento da economia, geração de empregos e ampliação de investimentos públicos, que são tão necessários para melhorar a saúde e a mobilidade urbana, por exemplo”, acrescentou. Fonte: Portal Vermelho

7. BOLSONARO DEVERÁ REVOGAR POLÍTICA DE AJUSTE REAL DO SALÁRIO MÍNIMO
Mansueto Almeida, atual Secretário do Tesouro de Michel Temer e que será mantido por Bolsonaro,  ignora os benefícios da política salarial construída pelo governo e o movimento sindical e considera que o salário recebido por 50 milhões de brasileiros é  "caro demais". A lei em vigor desde 2007 prevê que o salário mínimo seja reajustado conforme a inflação somada ao crescimento PIB de dois anos antes. Estudos mostram que, caso ela não existisse, o salário mínimo atual seria de R$540,00.
Na opinião do economista de Bolsonaro, a política de valorização tem trazido o salário mínimo da renda média do Brasil, o que é errado. “Quem tem produtividade maior precisa ganhar melhor, até como forma de reter trabalhadores”, defendeu.
Almeida ignora que, aliada a outros projetos de desenvolvimento, o ajuste do salário mínimo, da forma como foi instituído por Lula, contribuiu para tirar mais de 36 milhões de pessoas da pobreza, gerou renda e fez a economia crescer De 2002 a 2010, o aumento real do salário mínimo atingiu a marca de 53,67%, chegando a 76,54%, em 2015.Do

Portal Vermelho, com agências

8. FRENTE LUTARÁ CONTRA CRIMINALIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Projeto em análise no Senado altera Lei Antiterrorismo para criminalizar manifestações. Parlamentares e representantes de organizações da sociedade civil formam frente ampla para impedir retrocessos. Desde que se elegeu presidente da República, Jair Bolsonaro vem suscitando a retomada de propostas antidemocráticas no Parlamento. Crítico voraz das ações de movimentos de luta pela terra, como o MST, ou por moradia, como o MTST, Bolsonaro vem defendendo a criminalização das ocupações feitas, sobretudo, por esses grupos.
Por Christiane Peres*. PCdoB na Câmara

9. LIDERANÇAS POLÍTICAS E SOCIAIS DEBATEM DESAFIOS PARA O PRÓXIMO PERÍODO
Os desafios políticos para o próximo período foi o tema central discutido por lideranças políticas e sociais do PT, PCdoB e Psol que participaram na manhã desta sexta-feira (23), na Escola Nacional Florestan Fernandes, na região de Guararema, em São Paulo, de um encontro promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Do Portal Vermelho, com página do MST


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

10. A ECONOMIA CRIATIVA DA CHINA É TEMA DE ENCONTRO NA BAHIA
O sistema político-econômico de um dos países com maior PIB do mundo – mais de US$ 10 trilhões – será tema do encontro “China, Socialismo Criativo?”. Conduzido pelo professor Elias Jabbour, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o evento ocorrerá nesta quinta-feira (22) e tem o objetivo debate a experiência da China. O país socialista convive com estruturas capitalistas e procura ter, como mola mestra da sua economia, as áreas de inovação e economia criativa. No cenário de discussões econômicas emergido durante as eleições 2018 no Brasil, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China foi pauta quanto ao seu impacto na dinâmica brasileira. E que potência é essa que vem se destacando? “A China é ou não é socialista? Socialismo de mercado quer dizer exatamente o quê? Dois sistemas num só país? E, também, o Socialismo de Mercado pode ser considerado um novo tipo de Socialismo, um Socialismo Criativo? Essas são algumas indagações que pessoas de esquerda e outras interessadas no assunto fazem sobre a China. O debate com Elias Jabbour pretende aprofundar essas questões e, na melhor das hipóteses, responder a algumas delas”, explica o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli.

11. BRASIL CONCENTROU 40% DOS FEMINICÍDIOS DA AMÉRICA LATINA EM 2017
A cada dez feminicídios cometidos em 23 países da América Latina e Caribe em 2017, quatro ocorreram no Brasil. Segundo informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 2.795 mulheres foram assassinadas na região, no ano passado, em razão de sua identidade de gênero. Desse total, 1.133 foram registrados no Brasil. Segundo o Instituto Patrícia Galvão, as diretrizes que norteiam as classificações aplicadas na América Latina para se tratar de feminicídio abarcam a diversidade de contextos dessas mortes. Embora distintas, as 13 linhas revelam que o desprezo ou a discriminação da vítima devido à sua "condição de mulher" são componentes constantes em todas ocorrências.
São relacionados, por exemplo, além do feminicídio íntimo, o feminicídio sexual sistêmico, em que a vítima também é sequestrada e estuprada, e o feminicídio lesbofóbico ou bifóbico, configurado quando a vítima é bissexual ou lésbica e é assassinada porque o agressor entende que deve puni-la por sua orientação sexual. 
Fonte: Agência Brasil



0 comentários :

Postar um comentário