quarta-feira, 24 de março de 2021

ADEUS, CAMARADA HAROLDO LIMA!

Por Dedé Rodrigues -

Foto - Facebook

A morte do dirigente nacional do PC do B, Haroldo Lima, vítima do covid-19, é uma grande  perda para o partido, para democracia e para o Brasil. Um dos destacados dirigentes, membro da direção nacional do partido, chefiou a ANP nos governos Lula e Dilma e, como praticamente todo dirigente comunista, defendia a frente ampla para derrotar a extrema direita, encabeçada pelo negacionista Jair Bolsonaro,  na presidência da República.  Cinco lições retiro dessa perda histórica irreparável.

Lição 1. A covid-19 mata!

De acordo com a nota do Presidente Estadual do PcdoB da Bahia, Davidson Magalhães, publicado no Portal Vermelho (2021):

Falece Haroldo Lima, dirigente do PCdoB

Com muita dor, comunicamos o falecimento do histórico dirigente do PCdoB Haroldo Lima, mais uma vítima da Covid-19, na madrugada do dia 24/03.

Haroldo lutou bravamente por longos dias contra a doença, mas não resistiu às complicações provocadas pelo novo coronavírus.

Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas e prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e aos militantes neste momento de dor.

O exemplo de abnegação, de coragem, de firmeza, daquele que dedicou a vida à luta em defesa da democracia e da liberdade, e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna, é o legado que Haroldo Lima deixa para a geração que prosseguirá a luta pelo socialismo.

Salvador, 24 de Março de 2021

Davidson Magalhães – Presidente Estadual do PCdoB

Do Portal PCdoB

Lição 2. O Humor presente na sua vida.

Segundo Altair Freitas, no facebook (2021), Muitos de nós temos histórias para contar sobre Haroldo Lima. Boa parte delas engraçadas, porque, além de tudo, Haroldo era uma personalidade divertidissima. Em janeiro de 2012, escalamos Haroldo para dar uma palestra no Curso Nacional Nível III, sobre o potencial do Pré-sal, apontando para o futuro do Brasil como potência energética. Sabíamos bem que além de uma aula, seria um show, pelo jeito alegre e expansivo dele falar em público. Pesava nessa decisão o fato dele ter encerrado seu mandato como diretor da ANP em dezembro de 2011, logo, Haroldo era todo nosso. Haha.. Com o curso em andamento, recebo a ligação da sua secretária solicitando alteração na data e horário da aula dele em função de um compromisso de última hora. Muito bravo (hahahaha) liguei para o celular dele para reclamar. Ele atendeu e antes de eu poder falar alguma coisa ele soltou: "Baxinho (sua hilaria forma de se referir a todo mundo), estava mesmo esperando você me ligar para me dar um esporro, mas repare bem, a presidenta Dilma me convocou para uma reunião no dia da minha aula para tratar da nova nomeação para a ANP. Agora, me diga: eu digo não a ela ou a você? Me oriente ai..." Eu comecei a gargalhar no celular. E a aula dele no Nível III, em outro dia e horário foi de fato um show! Como não amar Haroldo Lima? Viverá eternamente no legado que nos deixou!

Lição 3. A defesa da pátria e dos seus recursos naturais.

Em um desses  cursos, citados por Altair Freitas anteriormente, oferecido pelo partido em São Paulo, eu também estive presente. Além da sua palestra cheia de informações importantes sobre a importância da petrobrás, como empresa pública, eu, na hora do almoço, aproveitei a fila, fiquei próximo dele e perguntei: Haroldo, como um país como o nosso negligencia tanto a defesa dos nossos recursos naturais? Como você vê  essa questão no governo Dilma? Não seria o caso de termos armas nucleares para dissuadir os inimigos imperialistas?  Ele como sempre, de forma tranquila e alegre, respondeu: “estamos tratando de todas essas questões com ela em relação a nossa defesa. Dilma tem dado um tratamento importante aos submarinos nucleares, é um avanço,  mas não somos nós que estamos no governo central.  

Lição 4. A coragem e fé no futuro e no socialismo. 

Como escreveu a deputada federal Jandira Feghali (2021), ele foi “Um corajoso combatente que enfrentou torturadores sem se curvar, que sempre soube quem eram seus adversários, travou suas lutas de frente, superou tantas adversidades, formulou grandes saídas para as nossas mais difíceis encruzilhadas, lutou por liberdades de pensamentos e ação, por democracia, pluralidade cultural e de organização, soberania nacional, pela legalidade e existência do seu Partido Comunista do Brasil, pela forma superior de convivência, o socialismo”.

Lição 5 - Alianças e cargos em governo não devem ser motivadas por ambição e submissão.

De acordo com matéria do Portal Vermelho, (2021)  “No governo do ex-presidente Lula, Haroldo foi convidado a assumir a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), onde permaneceu até 2011 e se tornou uma referência no assunto. Fez uma gestão marcante, que ficou conhecida pela capacidade de lidar de maneira harmoniosa em relação ao governo, mas sem uma postura de submissão. Nos debates sobre o pré-sal, defendeu a soberania do Brasil na exploração”.

Haroldo Lima, presente!

Em tempo:

Vale a pena registrar mais dois depoimentos importantes sobre Haroldo Lima.

Disse a presidenta do PC do B e Vice  - Governadora de Pernabuco, Luciana Santos no facebook: 

 Haroldo Lima era um gigante, dessas pessoas que a gente pensa que nunca vão morrer. E não vão mesmo, porque ficam um pouco na gente. Haroldo era um esteio fundamental na luta por democracia e justiça social, sobretudo num momento tão duro da vida do Brasil e do PCdoB, que amanhã completará 99 anos. Sempre me impressionou nele a força com que defendia suas convicções. Um personagem da nossa história coletiva e de minha história particular. Alguém que conseguia aliar acúmulo teórico, capacidade de aplicar esse conhecimento à realidade concreta e um potencial de agitação e convencimento imensurável. Um homem muito sagaz. Haroldo tinha uma força interior enorme, associada a uma generosidade e afetuosidade maiores ainda. Por tudo isso, é tão violenta a dor de sua partida. Uma das muitas lições que ele nos deixa é a fé no que virá. Haroldo carregava a esperança como uma variável permanente. E, nos momentos mais adversos, era como se nos dissesse: levanta, vamos em frente! Num dia como hoje, é mais difícil. Mas vamos levantar, seguir e honrar sua trajetória. Haroldo Lima, presente!

Disse também Marcelino Granja - Presidente do PC do B - PE - Com a nota de Luciana Santos pelo Partido:

HAROLDO LIMA, PRESENTE!
Haveremos de honrar a memória do Comandante Haroldo Lima, fazendo aquilo que ele fez por toda a vida: defendendo o povo, o interesse nacional brasileiro, o Socialismo para superar as iniqüidades do capitalismo e a construção do Partido Comunista. E haveremos de combinar paciência e tranqüilidade com a ira dos justos que lutam pra libertar a humanidade de toda forma opressão. O espírito de Haroldo Lima é mais que chama, mais que fogueira de São joão, é vulcão em erupção a iluminar nossa trilha!!!
Abaixo íntegra da nota oficial o falecimento de Haroldo.
Haroldo Lima, grande brasileiro: Sigamos avante apoiados no seu legado.
Sob forte emoção, a direção nacional do PCdoB comunica o falecimento de Haroldo Lima, um dos seus mais destacados dirigentes. Haroldo morreu aos 81 anos e o óbito ocorreu na madruga de hoje, 24, num hospital em Salvador onde ele, doente com a Covid-19, lutava pela vida.
Externamos nossos sentimentos mais afetuosos e profundos à esposa de Haroldo, Solange Silvany às suas filhas e demais familiares, bem como à nossa militância e aos amigos quando todos estamos consternados.
A partida de Haroldo é uma grande perda para o país, sobretudo, quando a nação enfrenta uma das maiores tragédias de sua história e, ele, como sempre estava na linha de frente, ajudando a construir saídas e despertando a esperança do povo.
Realizaremos um ato em tributo ao legado de Haroldo Lima, em data a ser marcada, quando agradeceremos as condolências de personalidades democráticas e progressistas que começaram a nos chegar tão logo circulou a notícia da morte desse grande brasileiro.
São várias as faces do legado de Haroldo.
A defesa resoluta da democracia é uma delas. Empreendeu, com seus camaradas, corajosa resistência à ditadura militar. Sobrevivente do infame episódio da ditadura, a Chacina da Lapa, em 1976, foi preso e torturado. Anistiado político, em 1979, participou ativamente da ofensiva final pelo fim do arbítrio.
A partir de1982, o povo baiano o elegeu deputado federal por cinco mandatos consecutivos, entre eles, o que lhe fez líder da Bancada do PCdoB na Constituinte de 1988. Grande tribuno, foi um dos mais marcantes parlamentares do Partido e do campo político progressista.
Haroldo vinculava sua atividade parlamentar às jornadas de mobilização do povo e da classe trabalhadora. Colocava sua liderança a serviço da construção do Partido, viajava pelo país ajudando edificar a legenda dos oprimidos. Espelho disso, é a força do PCdoB da Bahia, sua terra natal, onde semeou e fez crescer, com seus camaradas, um Partido forte.
Haroldo, engenheiro, patriota de visão larga, pôde, como diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , dar contribuições decisivas à soberania do Brasil na exploração da riqueza do pré-sal e ao fortalecimento da Petrobras.
Outra face destacada do legado de Haroldo é sua cultura marxista, seu entusiasmo contagiante da certeza do triunfo do socialismo e o valor que atribuía à luta de ideias, daí sua produção fértil de artigos, ensaios, livros e vídeos.
O falecimento de Haroldo Lima, liderança de ousadia e coragem política ímpares, abre uma grande na lacuna na direção do Partido e também no elenco das lideranças progressistas do país, mas seu legado político em mais de meio século de militância comunista, sua vida inteira dedicada ao Brasil e ao povo, o ensinamento de suas ideias, seguirão como patrimônio vivo de nosso Partido e irão alimentar o ânimo revolucionário da atual e futuras gerações de lutadores e lutadoras da grande causa do socialismo.
Recife, 24 de março 2021
Presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

 

0 comentários :

Postar um comentário