Por Dedé Rodrigues
No dia 12 de outubro de 2021, a disciplina de História trabalhou no 3º Ensino Médio A, na EREFEM Arnaldo Alves Cavalcanti de Tabira, a segunda etapa do Projeto Letras Pretas, que tem o objetivo de combater o racismo e dar mais visibilidade aos autores negros de Pernambuco. A sala foi dividida em três grupos que pesquisaram e debateram sobre três autores negros: Fael Bezerra, Solano Trindade e Francisca Araújo. Para provocar a discussão o professor de História Dedé Rodrigues elaborou uma série de questionamentos. São eles:
1. Tendo em vista os objetivos do projeto Letras Pretas qual é a importância dele para a escola, para a educação e para a sociedade? 2. Pesquisem sobre os autores propostos na atividade, debatam em grupo e com o professor sobre a biografia deles e sobre o conteúdo das suas obras. 3. Vocês sabem explicar o que é o racismo estrutural? 4. Qual é a relação do projeto Letras Pretas com o avanço e aperfeiçoamento da nossa democracia na escola e no país? 5. Como os negros serão libertados do racismo que ainda existe em nossa sociedade? A) Lutando sozinhos nos seus movimentos? B) Lutando em comunhão com o brancos, com as mulheres, com os homoafetivos, com os índios etc.? Justifique. 6. Com base em uma leitura da poesia de Castro Alves, Navio Negreiro, relacione o conteúdo dela com a história dos afrodescendentes no Brasil. 7. Como podemos contribuir para o êxito da vivência e apresentação do projeto Letras Pretas na escola? 8. O que devemos fazer para dar mais visibilidade aos autores do projeto Letras Pretas, vivenciando eles também no projeto na Semana da Consciência Negra, 2021, na EREFEM Arnaldo Alves Cavalcanti?
Depois de um rico debate que valorizou os objetivos do Projeto Letras Pretas e a importância do combate ao racismo e do fortalecimento da democracia na escola e na sociedade, foi apresentado pela turma algumas propostas que serão encaminhadas aos Coordenadores do projeto Lourdes Cesário e Eduardo Amaral: São elas;
1. Divulgar o Projeto em todo o espaço da Escola com cartazes, frases e poesias;
2) Planejar uma aulão interdisciplinar com os terceiros anos do Ensino Médio, envolvendo as Ciências Humanas e Língua Portuguesa, com o tema: A Conjuntura e o racismo estrutural. Cujo tema servirá para a elaboração de uma redação individual, em preparação para o ENEM 2021.
0 comentários :
Postar um comentário