Por Dedé Rodrigues
I PARTE
No dia 06 de outubro de 2021 aconteceu, de forma virtual, a IV Conferência Intermunicipal de Educação da Região do Pajeú. Participou dela um Consórcio de 14 municípios do Pajeú, entre eles o município de Tabira. A Conferência foi organizada pelo município de Carnaíba, com a participação na apresentação dos trabalhos do município de Solidão, e contou como palestrantes Humberto Gonzaga – UNCME, Socorro Valois – UFRPE, Drª Mirtes Gonçalves e pelo Eixo IX, a presidente do Sinduprom Dinalva Pereira. Qual foi a importância e desafios debatidos nessa Conferência? Como delegados de Tabira à Conferência Estadual foram escolhidos Dedé Rodrigues e Dinalva Pereira.
A educação no Brasil tem um
histórico de atrasos, avanços e retrocessos, mas o processo dialético da vida,
que também comporta esse fenômeno social, insiste no avanço, mesmo dentro de
conjunturas adversas, como a que vivemos atualmente. Uma das conclusões
importantes do IV COINE é a de que a educação precisa se transformar em um política
de Estado e não só de um governo. A necessidade de mais investimentos na
educação, em relação ao PIB, a busca pela educação pública, laica, de qualidade,
com equidade, é um desafio que os participantes dessa Conferência fizeram
questão de discutir e aprovar.
Outro desafio discutido na conferência
foi a importância dos Conselhos Municipais de educação, bem como, a atuação dos
conselheiros na busca dos objetivos do parágrafo anterior. Os conselheiros
precisam ser pesquisadores, leitores e atuantes, para poderem compreender e atuar
melhor na função que exercem. Os próprios conselhos fazem parte de uma
conquista democrática da sociedade no seu processo de evolução, mas a educação,
como lembrou Velois, (2021) é um bem e, “como todo bem social, a educação é um
fenômeno em disputa”. Por isso é importante questionar: Qual é o conteúdo dessa
disputa e quais grupos ideológicos estão em conflito?
A essência da disputa ideológica
no campo educacional estão duas concepções, aquela que ver a educação como uma mercadoria,
defendida pelas forças neoliberais, dentro de vários partidos, em especial da
direita liberal e do centro direita e da extrema direita brasileira atual. Contra as
forças de esquerda ou centro esquerda, os nacionalistas, desenvolvimentistas,
socialistas, comunistas etc. É decorrente dessa disputa histórica no campo
educacional que colhemos avanços ou retrocessos, dependendo da correlação de
forças de cada momento histórico. Daí porque ser importante responder as
seguintes questões na próxima parte dessa matéria: Quais são os obstáculos atuais que precisamos superar na educação e na
sociedade brasileira? Qual é a educação e o país que precisamos construir no
futuro? É importante compreender que a sociedade e a educação estão intrinsicamente
ligadas? O que fazer diante das resoluções dessa conferência e de tudo que foi exposto? Respostas na próxima
matéria.
0 comentários :
Postar um comentário