quinta-feira, 7 de outubro de 2021

O IV COINE DO PAJEÚ E ALGUNS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 


Por Dedé Rodrigues

I PARTE

No dia 06 de outubro de 2021 aconteceu, de forma virtual, a IV Conferência Intermunicipal de Educação da Região do Pajeú. Participou dela um Consórcio de 14 municípios do Pajeú, entre eles o município de Tabira. A Conferência foi organizada pelo município de Carnaíba, com a participação na apresentação dos trabalhos do município de Solidão, e contou como palestrantes Humberto Gonzaga – UNCME, Socorro Valois – UFRPE, Drª Mirtes Gonçalves e pelo Eixo IX,   a presidente do Sinduprom Dinalva Pereira.  Qual foi a importância e desafios debatidos nessa Conferência? Como delegados de Tabira à Conferência Estadual  foram escolhidos Dedé Rodrigues e Dinalva Pereira.  

A educação no Brasil tem um histórico de atrasos, avanços e retrocessos, mas o processo dialético da vida, que também comporta esse fenômeno social, insiste no avanço, mesmo dentro de conjunturas adversas, como a que vivemos atualmente. Uma das conclusões importantes do IV COINE é a de que a educação precisa se transformar em um política de Estado e não só de um governo. A necessidade de mais investimentos na educação, em relação ao PIB, a busca pela educação pública, laica, de qualidade, com equidade, é um desafio que os participantes dessa Conferência fizeram questão de discutir e aprovar.

Outro desafio discutido na conferência foi a importância dos Conselhos Municipais de educação, bem como, a atuação dos conselheiros na busca dos objetivos do parágrafo anterior. Os conselheiros precisam ser pesquisadores, leitores e atuantes, para poderem compreender e atuar melhor na função que exercem. Os próprios conselhos fazem parte de uma conquista democrática da sociedade no seu processo de evolução, mas a educação, como lembrou Velois, (2021) é um bem e, “como todo bem social, a educação é um fenômeno em disputa”. Por isso é importante questionar: Qual é o conteúdo dessa disputa e quais grupos ideológicos estão em conflito?

A essência da disputa ideológica no campo educacional estão duas concepções, aquela que ver a educação como uma mercadoria, defendida pelas forças neoliberais, dentro de vários partidos, em especial da direita liberal e do centro direita e da  extrema direita brasileira atual. Contra as forças de esquerda ou centro esquerda, os  nacionalistas, desenvolvimentistas, socialistas, comunistas etc. É decorrente dessa disputa histórica no campo educacional que colhemos avanços ou retrocessos, dependendo da correlação de forças de cada momento histórico. Daí porque ser importante responder as seguintes questões na próxima parte dessa matéria: Quais são os obstáculos  atuais que precisamos superar na educação e na sociedade brasileira? Qual é a educação e o país que precisamos construir no futuro? É importante compreender que a sociedade e a educação estão intrinsicamente ligadas? O que fazer diante das resoluções dessa conferência e de tudo que foi exposto? Respostas na próxima matéria.     

 

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