quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Lula inicia pelo Nordeste agenda de viagens pelo Brasil

 

Presidente visitará os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará nesta semana. Em todos anunciará investimentos do governo que resultarão na geração e empregos e no desenvolvimento do país

por André Cintra

Publicado 18/01/2024 10:00 | Editado 18/01/2024 10:02

Foto: Ricardo Stuckert


“Rodar o Brasil.” Este é o objetivo da agenda de viagens que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta quinta-feira (18), passando por diversos estados. A região Nordeste será a primeira parada do giro presidencial, que deve se estender por todo o ano.

Pela manhã, Lula irá a Salvador (BA) para assinar o acordo para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Além do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, o projeto será realizado em parceria com o governo do estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec).

Com o Parque Tecnológico, a aposta da gestão Lula, segundo o Planalto, é “promover o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial”, em um “ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação”. O Acordo de Cooperação Técnica, que deu início à parceria, foi assinado em outubro.

Já à tarde, a comitiva presidencial – que também conta com os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) – chega a Pernambuco. Lula deve anunciar a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE).

A expectativa é que, uma vez ampliada, a refinaria dobre sua produção até 2028. Segundo a Petrobras, as obras – que integram o Novo PAC (Programa de Aceleração e Crescimento) – podem gerar até 30 mil novos empregos.

Na sexta, Lula estará em Fortaleza (CE) para o lançamento da “pedra fundamental” do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Referência no ensino superior de engenharia, o ITA é uma instituição da Força Aérea Brasileira (FAB). A unidade em Fortaleza será a primeira da instituição no Nordeste.

0 comentários :

Postar um comentário