Na tarde dessa quarta-feira (30), o plenário do Senado aprovou em primeiro turno, por 65 votos a favor e 7 contra, a proposta de emenda constitucional 33/2009 que estabelece a exigência do diploma de curso superior como requisito para o exercício da profissão de jornalista, de autoria do senador Antonio Carlos Valladares (PSB-SE).
O relator da matéria, senador Inácio Arruda (PC do B-CE) defendeu a exigência do diploma. "Arguir que a profissão de jornalista criaria embaraço para a liberdade de expressão e do pensamento é um verdadeiro escárnio. O que cria embaraço para a expressão da liberdade de pensamento é o monopólio na mídia", afirmou Arruda.
O líder do PT, Humberto Costa (PE), pediu à bancada que votasse a favor da PEC. "Entendemos que isso é extremamente justo", afirmou.
A emenda terá ainda de ser votada em segundo turno pelo plenário do Senado - não há data para essa votação. Se aprovada em segundo turno, vai para a Câmara dos Deputados, onde também terá de passar por dois turnos de votação. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado.
No site da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) há a relação completa de como votam os senadores. clique aqui para visualizá-la.
Há dois anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas.
Com informações do site G1.
Com informações do site G1.
1 comentários :
O jornalismo é apaixonante. É com essa matéria que quero parabenizar a minha amiga e colega de profissão Rafaella Gomes por mais essa batalha vencida por todos nós jornalistas.Acompanho suas matérias, desde a faculdade já via em seus olhos que você tinha o dom da comunicação, sabia que você tem um dom afinado para esta dura arte que é escrever o verídico, de uma forma suave e peculiarmente linda.
Continue assim amiga, o blog está de parabéns!
Denísia-Crato- Ceará
Postar um comentário