Ao contrário da Transposição, que está com diversas frentes de trabalho paralisadas, a Transnordestina ganha forma a cada dia e caminha para ser concluída rapidamente. Após gerar vários empregos em Salgueiro e colocar o município na lista dos 50 que mais geraram postos de trabalho no Brasil, na metade de 2010, o mega-empreendimento do Governo Federal começa a beneficiar outros municípios da região. A colocação dos trilhos por onde o trem irá passar em breve chegou a Penaforte-CE e gerou um grande número de empregos no município.
Segundo o blog Trilha Radical de Penaforte, os agricultores deixaram suas plantações, castigadas pela falta de chuvas e se empregaram nas “firmas” que estão atuando no município. Os trabalhos estão em fase de conclusão em Penaforte, deixando saldo de geração de empregos e movimentação da economia local. Apesar disso, o município cearense também foi privilegiado com a Transposição do Rio São Francisco, que quando estiver concluída levará muito desenvolvimento para a região.
O objetivo da Transnordestina é interligar os portos de Pecém no Ceará ao de Suape, em Pernambuco, bem como ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, em um percurso de 1.728 quilômetros de trilhos. Os vagões também vão beneficiar o pólo gesseiro do Sertão do Araripe e a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco. Ainda está prevista a construção de uma plataforma multimodal em Salgueiro, quando a obra estiver totalmente finalizada. O local será ponto de carga e descarga de produtos por transporte rodoviário e ferroviário.
Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes
0 comentários :
Postar um comentário