domingo, 15 de julho de 2012

Um novo olhar sobre Tabira parte VII

Tabira também ganha com a interiorização das indústrias


 
Os blogueiros Antonio de Dú, Marcelo e Vagner Leandro estiveram visitando as instalações da fábrica Gisoeldo Fardamentos que fica localizada no centro do povoado de Riacho do Gado. Ficamos impressionados com o potencial que nossa gente possui para o empreendedorismo. Iniciativas como a de Gisoeldo contribui para a geração de emprego e renda de Tabira.
Nas duas últimas décadas está ocorrendo um rápido processo de desconcentração industrial. Em outras palavras, ocorre um movimento de interiorização das indústrias brasileiras, que buscam instalar-se no interior das diversas regiões do país. Áreas de pouca tradição industrial passam a apresentar, cada vez mais, grandes atrativos,
fato que está alterando a lógica da localização industrial. Esse processo reduziu a participação relativa das áreas tradicionais, como a Grande São Paulo, na composição da riqueza produzida pelo setor secundário do país. Assim, entre os fatores que mais contribuem para essa desconcentração industrial, podemos citar: a existência de mão-de-obra mais barata, porque não-sindicalizada; a oferta de terrenos mais baratos; e sistemas de transporte eficientes e não saturados; a oferta de incentivos fiscais cada vez maiores devido à “guerra fiscal” travada entre estados e municípios, ávidos em atrair investimentos que, supostamente, geram riqueza; menor preocupação com a preservação do meio ambiente, devido, por exemplo, à falta de monitoramento das várias formas de poluição ambiental por resíduos industriais, apesar das leis vigentes; desenvolvimento de novas tecnologias, como as de telecomunicações, de informática e de robótica, que permitem desvincular as unidades de produção da área administrativa. Esse é um fator importante para aumentar a flexibilidade e reduzir os custos das empresas; surgimento de um mercado consumidor de alta renda; proximidade dos parceiros do MERCOSUL.
Parafraseando o nosso ex-presidente Lula “Nunca antes na história do Brasil” faço minha as suas palavras “Nunca antes na história de Tabira” houve tanto investimento feito pela iniciativa privada. Exemplos desses investimentos é a construção das novas instalações da fábrica Ping Mel na PE-320 no antigo Clube do Vasco, a Cerâmica Barro Vermelho do Sertão, às margens da PE-320 e o Parque Sol. Investimentos estruturadores que gera emprego e renda para Tabira.

0 comentários :

Postar um comentário