sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

“O Reisado Domingos Amaro será um dos cartões postais da cultura de Tabira”, afirmou Edgley durante encontro com integrantes do grupo

Edgley vestiu a roupa do reisado e junto com Maria   de Lourdes e o contra-mestre Adeílson, prometeu revitalizar o folguedo
Edgley vestiu a roupa do reisado e junto com Maria de Lourdes e o contra-mestre Adeílson, prometeu revitalizar o folguedo
Na tarde desta quarta-feira (26 de dezembro), o futuro secretário de Cultura de Tabira, Edgley Freitas, realizou uma visita aos integrantes do Reisado Domingos Amaro, do povoado do Brejinho. Acompanhado de Maria de Lourdes da Graça, responsável pelo grupo, Freitas conheceu o trabalho do reisado e ouviu as principais reivindicações do folguedo.

Segundo Edgley, a nova gestão da cultura de Tabira vai preservar e manter as manifestações populares existentes no município. “Esse foi o nosso primeiro contato de muitos que virão. O Reisado do Brejinho, a APPTA, AJUPTA, PAVAM, as Bandas de Pífano e os Bacamarteiros serão os cartões postais da nossa cultura, vamos apresentar Tabira lá fora através deles”, enfatizou.
Edgley foi recepcionado pelos descendentes de Domingos Amaro, fundador do Reisado em Tabira.

O Mestre Antônio Nogueira dos Santos e Contra-Mestre Adeílson Pereira, agradeceram a visita e se comprometeram em apresentar o Reisado no encerramento do ciclo natalino no dia 6 de janeiro, em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
O futuro secretário disse ainda que vai se reunir com os integrantes das Associações de poesia do município, APPTA, AJUPTA E PAVAM, para ouvir as reivindicações e juntos elaborarem o calendário festivo-cultural da cidade. As informações são do Jornalista José Ivan Dias.

1 comentários :

Fernando disse...

Olá Meu nome é Fernando Barros Jr, sou antropólogo, doutorando da UFPE e estou participando do inventário do Reisado em Pernambuco. Nosso objetivo é identificar e registrar a maior quantidade possível de grupos que se manifestam por meio do Reisado. Sendo assim, creio que o município de Tabira não pode ficar de fora desse processo. Então, minha pergunta é: como posso manter contato com as pessoas desse Reisado ou mesmo com alguém que me ponha em contato com eles?

Abraço!

Postar um comentário