sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FALECEU EM TABIRA MANOEL PEREIRA PRIMO ( O POPULAR CANECA)



Por Dedé Rodrigues
Resultado de imagem para caneca de tabira

É com profundo pesar que o nosso blog comunica que  faleceu nesta sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, Manoel Pereira Primo, o popular caneca, por volta das 5 horas da manhã, aos 95 anos de idade, em sua residência, situada à Avenida Raul Pereira Amorim, próximo a Igreja Matriz. Caneca foi uma figura muito importante na História de Tabira, à medida que teve uma atuação destacada no cenário, filantrópico, religioso, político  e esportista da nossa terra. Na foto do time do Esporte de Tabira Caneca está no centro e de óculos. O sepultamento será neste sábado, 14 de fevereiro, ás oito horas da manhã, no Cemitério Parque da Saudade em Tabira.


Caneca, ao lado de João Elias, meu pai, José Paulo Leite, entre outros, foi pioneiro na fundação e manutenção da Sociedade São Vicente de Paulo que ajuda os mais carentes de Tabira com doações diversas. Conta-se que, mesmo doente, ele mantinha a preocupação constante com o trabalho desta entidade filantrópica perguntando a uma das suas filhas,   a colega Professora Eliane Marques,  se tudo estava bem organizado no tocante a prestação de contas. Era de fato um homem muito responsável que tinha uma relação de amor com os mais pobres da nossa terra.
Na área do Esporte ele é uma figura histórica em nossa terra,  foi pioneiro e torcedor fervoroso dotime Esporte Clube de Tabira, chegando a ser  homenageado pelo poder público, por a dedicação que teve ao Esporte de Tabira.   
A imagem que eu tenho de Caneca na política, é que ele sempre  foi  um homem de posições firmes, um militante ativo das candidaturas que abraçou e das causas que defendia. Nas horas de descanso, quando chegava do Sítio, pois visitava a “roça” até bem próximo ao dia que faleceu,  ficava sentado na área da sua casa e batia longos papos com as  pessoas sobre política, esporte, entre outros assuntos.   
Como católico, Caneca foi um daqueles que não ficava só na teoria, rezando, ele praticava a religião pelas ações filantrópica que desenvolvia e,  pela frequência, quase que diária à Igreja Matriz. Cumpriu em vida os deveres de um verdadeiro cristão.
Como diz o ditado popular “vai o homem, mas fica a sua história”, embora eu não tenha a pretensão de contá-la nesta humilde matéria  com tão poucas palavras.   Que o amigo Caneca descanse em paz e que a sua família seja forte para suportar este momento difícil.  São os votos dos que fazem o Blog Tabira Notícias.

0 comentários :

Postar um comentário