Para a integrante
do movimento que critica o Escola Sem Partido, o grupo de Miguel Nagib quer
manter fora da escola o que contraria a moral cristã
São
Paulo 26 JUN
2016 - 02:40 CEST
O movimento Professores contra o Escola Sem Partido começou
com um grupo de estudos de graduandos em história na Universidade Federal
Fluminense (UFF). A atividade fazia parte da aula de pesquisas e práticas de
história e o professor, Fernando Penna, trouxe para a discussão a proposta do movimento criado pelo advogado
Miguel Nagib. O grupo passou, então, a se debruçar sobre o Escola
Sem Partido há um ano e criou uma página no Facebook e um site, onde
monitora os projetos de Lei sobre o tema apresentados pelos Estados. Também
passou a dar palestras em universidades sobre o assunto, chegando até a ser
hostilizado por apoiadores do projeto de Nagib.
Renata Aquino, uma das integrantes do grupo, falou com o EL PAÍS.
Pergunta. O Escola Sem Partido não é muito específico sobre o que
seria proibido falar em sala de aula. Dizem apenas que são neutros e
não vale nem a “doutrinação marxista” nem a de “cunho religioso”. Como o que
eles propõem pode interferir no trabalho do professor?
Resposta. Eles são vagos de maneira proposital. Por isso, desde o início, a
gente começou a pesquisar como eles agem nas redes sociais, que é onde eles são
mais explícitos. Eles entendem que a escola está dominada por uma ideologia
esquerdista e que falta o estudo de autores conservadores, por exemplo, e que
os professores ao invés de ensinarem os conteúdos estão doutrinando os alunos
para que eles se tornem todos esquerdistas ou gays. Eles sugerem para os pais
que um professor doutrinador é uma pessoa que se desvia frequentemente da
matéria para falar das notícias dos jornais. Mas a gente entende que para
educar, ensinar história, a gente precisa falar da realidade, do presente, para
trazer os alunos para a sala de aula.
Eles falam de neutralidade política e religiosa. Mas, digamos, quando
acontece um caso de racismo na escola, ou de intolerância religiosa, a gente
não pode se manifestar contra aquilo porque se tiver alunos cristãos na sala
isso irá contra a educação que eles recebem em casa. Falar que o casamento de
pessoas do mesmo sexo ou que ser uma pessoa transgênero é normal é, para eles,
impor uma moralidade que vai contra a moral cristã que os alunos recebem em
casa.
Em resumo, eles acham que a escola está querendo impor ao aluno uma
visão de mundo e violar aquilo que os alunos aprendem no espaço privado, nas suas
casas. Mas eu entendo essa proposta deles como um avanço da esfera privada sob
a esfera pública. Mas a gente não pode pensar uma democracia dando mais
importância à esfera privada do que à esfera pública. Eles não querem que
apareça família homoafetiva na escola, que apareça transexual... A escola tem
que dar um jeito de ter educação, de ter ensino, sem citar toda essa
diversidade que existe na nossa sociedade. Mas a escola não existe separada da
sociedade.
P. Como vocês veem a análise de que os educadores tentam impor uma
“ideologia de gênero”?
R. Desde a aprovação do Plano Nacional de Educação, em que se retirou a questão de
gênero, eles estão tentando tornar essa ausência em uma proibição.
Existe uma série de iniciativas para proibir que as questões de gênero e
sexualidade apareçam na escola e nos livros didáticos. É uma tentativa bem
clara de censura.
P. Por que a questão de gênero precisa estar na escola?
R. A sociedade brasileira é muito diversa. A gente sabe que
homossexuais, travestis, transgêneros, sofrem uma série de violências
simbólicas e físicas porque são entendidos como anormais. Textos de pessoas do
Escola Sem Partido falam claramente que eles acham errado que apareçam famílias
homoafetivas nos livros didáticos porque isso é impor uma moralidade. E a gente
entende que essas coisas precisam aparecer na escola porque a escola é o espaço
onde os alunos vão ter contato com aquilo que eles não conhecem. É na escola
que eles aprendem a não ter preconceito e a entender que essas pessoas são tão
cidadãs quanto eles. Diversas pesquisas mostram que a escola é o principal
lugar de reprodução de desigualdade e de preconceito na sociedade. Quando se trata
de gênero, a retórica violenta do Escola Sem Partido é muito evidente.
P. Como avaliam os projetos de Lei inspirados no do movimento que estão sendo apresentados ao
redor do país?
R. O Escola Sem Partido sempre parte da ideia de que o Ministério da
Educação ou os órgãos de educação estão dominados por ideólogos e é por isso
que eles estão partindo para os projetos de Lei e para a via judicial, incentivando
que os pais façam notificações extrajudiciais contra professores. Já há
projetos em dez estados e no Distrito Federal, além de vários municípios que a
gente já perdeu a conta, porque é mais difícil de rastrear. O movimento está se
espalhando, deixando de ser um movimento com a cara do Miguel Nagib e está se
tornando uma ideia. Tem muito deputado que compra a pauta, o projeto, tanto por
acreditar no que ele diz quanto para querer aparecer para seu eleitorado como o
representante do cidadão de bem, como o defensor da família e da educação.
Renata Aquino, do Professores contra o Escola Sem Partido. MAURO PIMENTEL
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