
· Kaluan Bernardo
Alunos estudaram questões filosóficas como verdade, justiça e
conhecimento. E isso impactou em outras disciplinas
AddThis
Sharing Buttons
CRIANÇA
INDO PARA A ESCOLA
A Filosofia tem um impacto
positivo no aprendizado dos estudantes - e não apenas em conceitos da própria
disciplina. Uma pesquisa conduzida no Reino Unido
pela Education Endowment Foundation, ONG dedicada à educação para famílias de
baixa renda, mostrou que crianças que tiveram Filosofia na escola aprenderam
matemática, leitura e escrita (de inglês) mais rapidamente.
O estudo contemplou 3 mil
crianças entre nove e dez anos em 48 escolas espalhadas pela Inglaterra que
tiveram aulas de Filosofia por um ano.
Os resultados indicam que os
alunos avançaram o equivalente a dois meses de aulas no aprendizado. Crianças
que tinham dificuldades de aprendizado evoluíram ainda mais: quatro meses em
leituras, três meses em matemática e dois meses em escrita.
Segundo os professores, as
crianças também se mostraram mais abertas a ouvirem os colegas e ficaram mais
confiantes. Além disso, dois anos após a conclusão do experimento, os alunos
continuaram a mostrar mais facilidade nos estudos.
Alguns dos impactos não são
mensuráveis diretamente. Um professor, por exemplo, disse que após o programa,
as crianças se sentiram mais à vontade para fazer questionamentos -
transformando a sala em “um ambiente de aprendizagem mais colaborativo”.
Os professores também se sentiram
diferentes após o programa. “Agora vejo uma mudança em como respondo às
discussões dos meus alunos. Além disso, minha aula envolve muito mais conversas
e ouvir mais, além de eu encorajar as opiniões dos estudantes”, disse um tutor
aos pesquisadores.
Como o estudo foi feito#
O programa usado pelos estudantes
britânicos se chama P4C (sigla para Philosophy for Children, ou Filosofia para
crianças em português) e foi criado pelo professor Matthew Lippman em Nova
Jersey, nos EUA, na década de 1970.
Os estudantes não tiveram que ler
textos de Marx ou de Kant, mas foram apresentados a livros, poemas e filmes que
trazem discussões sobre temas filosóficos como verdade, justiça e conhecimento.
Nas aulas, os alunos sentavam em
círculo com o professor e discutiam os temas. Após os temas serem apresentados
e todos discutirem juntos, eles tinham um tempo dedicado à reflexão individual.
Depois, eles deveriam fazer
questionamentos sobre o tema e apresentar as perguntas a todos. Por último,
passavam a discutir juntos e a procurar respostas para os questionamentos
filosóficos.
0 comentários :
Postar um comentário